Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

FÓRUM IV: Participantes conhecem o perfil do consumidor do futuro 2025 e as tendências de consumo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Quais são as características e os comportamentos que vão definir o consumidor num futuro próximo? Esse foi o tema de um dos estudos feitos pela WGSNConsultoria, uma rede global, com sede em Londres, presente em cinco continentes e 86 países, com 25 anos de experiência no mercado. O resultado desse trabalho foi apresentado no Fórum de Mercado, na tarde dessa terça-feira (21/11), em Curitiba, pelo head da empresa, Rafael Araújo. Atualmente, ele lidera o time de consultores estratégicos da América Latina nos mais variados projetos que vão desde pesquisa e facilitação até branding e tendências.

Palestra - Rafael ministrou palestra com o tema “As tendências de consumo e o consumidor do futuro 2025”. Ele apresentou os traços de um público que estará buscando formas diferentes de lidar com questões atuais, como a exposição ao excesso de informações e à internet, especialmente nas redes sociais, a sensação de solidão mesmo estando conectado, em contraponto à busca por conexões digitais para evitar esse sentimento, a dificuldade de administrar o tempo, por exemplo, e fazer escolhas mais conscientes em seu dia a dia.

Versátil - De acordo com ele, esse consumidor terá um perfil versátil. “Ele vai entender que nem tudo é tão pragmático, nem tudo é preto no branco, e às vezes ele irá se sentir mais à vontade de estar mais conectado, em ambientes mais imersivos. Em outros momentos, ele vai querer estar mais desconectado do mundo de uma forma geral, tendo o seu momento de ócio, de criatividade. E assim como terá momentos em que ele vai abrir mão disso para estabelecer relações, mais conexões humanas, como digitais em si”, disse em entrevista ao Informe Paraná Cooperativo.

Desafio - Rafael também falou sobre como as cooperativas devem se preparar para conquistar esse novo consumidor. “As cooperativas realmente terão um desafio de se conectar com um público que vai tender a ser cada vez menos atento pelo excesso de informações mas, ao mesmo tempo, acho que a forma de combater isso é justamente a partir desse compartilhamento dessa proposta de valor sobre o entendimento de como o papel de uma cooperativa vai muito além do produto que está sendo oferecido, mas é também sobre um pensamento, é sobre também uma responsabilidade que vai além de si e isso acho que vai se tornar critérios cada vez mais relevantes no futuro.” 

Perfis - Veja abaixo os perfis do consumidor do futuro 2025 apresentados pelo palestrante:

Neo-niilista - Grupo que quer mudar o mundo e vai começar pelas coisas mais acessíveis

Redutores - Grupo que quer conexões reais e para isso abre mão da conveniência desenfreada

Protetores do tempo - Grupo que quer retomar o controle do que faz com o próprio tempo

Pioneiros - Grupo que quer construir novos mundos, mais inteligentes

FOTOS: Cassiano Rosário

Conteúdos Relacionados