FÓRUM FUTURO 10 PARANÁ: Ocepar participa de iniciativa que irá planejar o futuro do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Há 34 anos a Ocepar lidera ações de cooperação. Agora, soma-se ao esforço das organizações de representação da sociedade, como a Fiep, Faep, Fecomércio, ACP, Faciap, IBQP, Sebrae e a Rede Paranaense de Comunicação para definir um plano estratégico e cooperativo de desenvolvimento para o Estado do Paraná, através do chamado Fórum Futuro 10 Paraná, que pretende buscar propostas de soluções para os principais entraves e assim construir um cenário favorável para os próximos 10 anos. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski participou na noite desta terça-feira (14), do lançamento oficial do Fórum, que aconteceu no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba e que contou com a presença de cerca de cem pessoas – autoridades, como o vice-governador Orlando Pessutti, secretários de estado, deputados, prefeitos e presidentes de associações e federações. Segundo ele, a iniciativa é extremamente louvável na medida em que mobiliza todos os setores da sociedade para uma discussão ampla do que queremos e desejamos para nosso estado para os próximos 10 anos. “É uma oportunidade em que o cidadão, das mais diversas regiões do Paraná, terá para expressar seus anseios sobre os principais entraves existentes e quais caminhos que poderão ser trilhados e construídos, em conjunto com todas demais lideranças, que serão convidadas para os oito eventos já agendados para acontecer até o final deste ano”, destaca Koslovski.

Participação – O líder cooperativista ressalta que tudo isto somente será efetivamente realizado se todas as entidades envolvidas fomentarem a participação de seus representantes nos debates que acontecerão ao longo do ano. O Sistema Ocepar tem sistematicamente debatido com suas cooperativas filiadas planejamentos estratégicos para cinco ou mais anos. “Nós do sistema cooperativistas já temos debatido freqüentemente com as lideranças do setor os principais gargalos que enfrentamos nos mais diversos ramos e que precisam ser resolvidos, principalmente na questão de infra-estrutura. Será muito bom poder debater e construir com toda sociedade sobre os oito temas propostos pelo Fórum. Não podemos deixar de lembrar de que todas decisões serão debaixo para cima, ou seja, os municípios, as regiões é que irão construir esta importante agenda de desenvolvimento do Paraná para a próxima década, não é algo imposto de cima para baixo. Aproveito para cumprimentar ao Grupo da RPC e as entidades participantes por esta feliz iniciativa”, frisou Koslovski.

Fóruns regionais - Nos próximos seis meses, oito cidades sediarão encontros regionais – um a cada 15 dias, com presença esperada de 600 líderes para discutir temas como turismo, educação, agronegócio, infra-estrutura e qualidade de vida. A meta é reunir, nos oito fóruns regionais, 4,5 mil representantes empresariais, sociais e políticos de todas as regiões do estado. Durante o lançamento do fórum, o vice-presidente da RPC, Mariano Lemanski, destacou a preocupação das pessoas envolvidas no projeto com o estado, pois o sucesso do Paraná é o sucesso de todos. "O grupo RPC tem como missão o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente", afirmou.

Exemplos - Segundo o presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, o Fórum Futuro 10 Paraná tem tudo para se converter na mais importante contribuição para o desenvolvimento da história do Paraná. "Vozes de todas as regiões e segmentos se manifestarão sobre o futuro", afirmou. O secretário estadual do Planejamento, Reinhold Stephanes, ressaltou que o Paraná precisa desenvolver nos próximos anos políticas públicas de desenvolvimento para ir ao encontro do que já existe. "Temos boas iniciativas, como as cooperativas, a agroindústria e os 25 arranjos produtivos locais, como os pólos de confecção de Cianorte (maior do Brasil) e moveleiro de Arapongas. É preciso investir para que eles possam crescer mais", disse.

Datas e locaisO primeiro destes oito fóruns de consulta acontecerá no dia 7 de julho na cidade de Ponta Grossa. No dia 27 será a vez de Londrina. Em agosto, dia 11 em Maringá e dia 25 em Foz do Iguaçu. No dia 15 de setembro será a vez de Cascavel sediar um destes fóruns e o segundo, dia 22 de setembro será em Umuarama. No mês de outubro será a vez de Curitiba, dia 14 e no dia 26, Guarapuava o último fórum de consulta. No dia 10 de novembro Curitiba realiza um Fórum para consolidar as propostas que serão sistematizadas e no dia 1º de dezembro, também na capital paranaense acontece o Fórum de Encerramento. Maiores informações podem ser obtidas através do site: http://www.futuro10parana.com.br.

Conteúdos Relacionados