FÓRUM DOS PRESIDENTES: Painel vai discutir potencial de desenvolvimento das cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar convidou três especialistas para discutir os desafios ao desenvolvimento econômico das cooperativas do Paraná: o consultor da TK5 Consultoria, Olávio Takenaka, o diretor da Agrosecurity e da Agrométrika, Fernando Pimentel, e o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ricardo Pastore. Será durante o Fórum dos Presidentes e diretores executivos das cooperativas do Paraná, nos dias 6 e 7 de outubro, na sede da Ocepar, em Curitiba. O painel com os convidados será coordenado pelo presidente da organização, João Paulo Koslovski, no segundo dia do evento.

 

Abordagens - Takenata fará uma abordagem sobre o mercado de insumos com ênfase em fertilizantes e as estratégias que as cooperativas poderão adotar para terem maior participação e redução de custos para os cooperados. Já Pimentel vai discorrer sobre mercado de risco, mostrando o crescimento da concorrência das empresas no agronegócio, suas estratégias e como as cooperativas devem se preparar para enfrentá-las. E Pastore abordará o mercado consumidor, sua concentração e o aumento da competição, discutindo estratégicas de atuação.

 

Programação - O Fórum dos Presidentes será aberto no dia 6 de outubro com a participação do presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, que ministrará palestra como tema “O crescimento do consumo e seus efeitos nas cooperativas”. A programação encerra com a presença do vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias, que vai apresentar o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) e mostrar como os cooperados podem ter acesso aos recursos do programa. Na oportunidade, será assinado um protocolo de intenções da Ocepar com o BB, que visa a divulgação do ABC e a capacitação dos técnicos para prestarem assistência aos associados.

{gallery}noticias/2011/Setembro/22/2011922154727/{/gallery}

Conteúdos Relacionados