FÓRUM DOS PRESIDENTES II: Boas práticas de ESG são compartilhadas por cooperativas do Paraná, Reino Unido e Espanha

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Como incorporar o ESG (Ambiental, Social e de Governança, na tradução em português) nas operações, melhorar o envolvimento dos stakeholders e estar alinhado às melhores práticas internacionais? Estas questões foram o assunto do painel Melhores Práticas em ESG, no Fórum dos Presidentes, na sexta-feira (16/06), em Foz do Iguaçu. O painel foi mediado pela presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon. Participaram Renato Watanabe, gerente executivo técnico da Cocamar, Salvador Solbes, presidente da Callosa D’em Sarrià (Espanha), Pete Westall, chief VAlues officer da Midconties Co-operative (Reino Unido). 

Midcounties Co-operative A Midcounties Co-operative é uma cooperativa de consumo. Possui diversos negócios, como agência de turismo, educação infantil e supermercados, com cerca de 250 lojas.  Hoje, tem mais de 700.000 membros, tornando-se uma das maiores cooperativas do Reino Unido. “Meu objetivo neste evento foi apresentar a cooperativa mas, principalmente, falar dos pilares que sustentam as nossas ações ambientais e apresentar o que fazemos, como e por quê fazemos”, afirmou o painelista.   

Cocamar - Fundada em 1963, por 46 cafeicultores em Maringá, no Paraná, a Cocamar começou como uma cooperativa de café. Hoje, conta com 19 mil cooperados, que atuam na produção de soja, milho, trigo, sorgo, entre outras culturas, e na pecuária, e possui 113 unidades, presentes em cinco estados de atuação: PR, SP, MS, MT e GO. Desde 2016, tem a concessão da John Deere, na região norte do Paraná, onde possui 10 unidades da concessionária. Conta com mais de 3.600 colaboradores diretos e possui um diversificado complexo industrial. No último ano, a Cocamar foi ouro no Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão e, também, foi uma das primeiras cooperativas a adotar o sistema de Gestão Profissional no ramo agropecuário no Estado do Paraná. Sobre o tema ESG, Renato Watanabe disse que “o papel das cooperativas é falar de sustentabilidade no campo, de forma que faça sentido para o produtor”. “O mercado de carbono é um caminho sem volta”, frisou.

Callosa D’em Sarrià ACooperativa Agrícola de Callosa d'en Sarrià foi fundada na década de 1920 e comercializa, sob as marcas Ruchey e Font d'Algar, as frutas e legumes produzidos pelos seus associados. Destaca-se na produção de nêsperas, das quais oferece diferentes apresentações gourmet e bebidas feitas com elas, bem como limões, abacates e laranjas. Em sua explanação, o presidente da cooperativa, Salvador Solbes, falou do papel da cooperativa como provedora de renda para os cooperados e fornecedora de produtos de qualidade para o mercado consumidor. “A preocupação com a sustentabilidade ambiental, econômica e social, tem que ser prioridade para uma empresa regida pelo modelo cooperativo. Isto é esperado de nós simplesmente pelo fato de sermos cooperativa. Então, para nós, o ESG não é opção e, sim, obrigação”, afirmou.

Avaliação - Ao final dos trabalhos, Solange Pinzon avaliou a experiências apresentadas e destacou que a atenção ao ESG deve ocorrer não porque esse tema é a bola da vez, mas por uma questão de perenidade.  “As informações trazidas pelo painelista do Reino Unido foram muito boas. Um exemplo para a gente seguir. A participação da Cocamar também com as suas ações ambientais, foi fantástica. Mostra que temos boas práticas. Como eu falei, a gente faz muito, só não mostramos. Penso que o Programa ESG+Coop, que o Sistema Ocepar lançou, chega para suprir essa lacuna, pois a proposta é catalogar as ações, diagnosticar, mostrar o que não está sendo bom para ajustarmos, monitorar as ações para que as cooperativas sejam perenes e, principalmente, certificar. Realmente, nós vamos ter o supermercado do mundo com qualidade, com a qualidade que eles esperam”, finalizou.

Iniciativa - O Fórum dos Presidentes é uma iniciativa do Ocepar. O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, nos dias 15 e 16 de junho, no Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Além da presença de autoridades empresariais e políticas, como o governador Ratinho Junior e o vice-governador, Darci Piana, houve palestra com Paulo Herrmann, engenheiro agrícola formado pela Universidade de Pelotas (RS), consultor e especialista em agronegócio. No segundo dia do evento, a programação contou com quatro painéis, de uma hora e meia cada com os temas: “Alianças estratégicas entre cooperativas”, “Oportunidades de negócios”, “Melhores práticas em ESG” e “Infraestrutura e Logística”.

FOTOS: Hidalgo José

 

Conteúdos Relacionados