FÓRUM DE MERCADO I: Evento reúne 130 pessoas e discute planejamento e cenários da economia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

“O mercado é um pilar fundamental para o cooperativismo. Por isso, é importante ter uma visão clara de todos os aspectos que impactam os diferentes ramos nos quais as cooperativas atuam, em consonância com o melhor atendimento dos cooperados, com planejamento, capitalização, investimentos e intercooperação”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, Roberto Ricken, na abertura do Fórum de Mercado, na tarde de quinta-feira (17/11), na sede da entidade, em Curitiba. Cerca de 130 pessoas, entre dirigentes, profissionais de cooperativas e do mercado, participaram do evento, que teve continuidade na manhã desta sexta-feira (18/11).

 

PRC200 - Ricken fez uma explanação sobre o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC200, com ênfase no pilar mercado, dentro de um contexto vinculado ao desenvolvimento sustentável das cooperativas. O objetivo financeiro do plano, segundo o dirigente, deverá ser atingido até o fim de 2023, com um faturamento conjunto do setor no Paraná de R$ 200 bilhões. “Temos a responsabilidade de conduzir o cooperativismo de uma forma muito profissional. O PRC não diz respeito apenas aos aspectos econômicos. Abrange alicerces ligados à nossa essência, tais como educação, cooperação, inovação e compromisso socioambiental. Dentro do planejamento, o pilar mercado envolve projetos voltados à inovação, energia, logística, pesquisa, intercooperação, entre outros”, explicou. “É um plano de ações que visa o desenvolvimento sustentável, para gerar mais oportunidades de renda e empregos ao Paraná”, concluiu.

 

Programação - A palestra magna foi ministrada na sequência pelo coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), e embaixador especial da FAO para as cooperativas, Roberto Rodrigues. Depois, houve a apresentação de duas palestras: a professora do Ibmec, Fernanda Mansano, falou sobre a conjuntura macroeconômica, e a futurologista Letícia Setembro, fundadora da Seek Futures, discorreu a respeito das tendências de mercado. 

 

Segundo dia - O segundo dia, nesta sexta-feira ( do Fórum iniciou com a realização do workshop “Excelência em serviços”, conduzido pela professora da Universidade Positivo, Carolina Parolin. Depois, o diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABRA), Luis Rua, ministrou a palestra “Excelência em produtos na área de proteína animal”. Outros três painéis integraram a programação: o primeiro, com o tema “Ampliação de mercados – Estratégias de acesso e consolidação de mercados internacionais”, teve a participação de Pedro Netto, da Apex Brasil, e de Luiz Dividino, especialista em Logística, e foi mediado pela analista da Ocepar, Carolina Teodoro. O segundo debateu “Alianças cooperativas e impacto no mercado”, com representantes das cooperativas Frimesa, Agrária, que lidera o projeto de intercooperação da Maltaria dos Campos Gerais, e Castrolanda, que integra a Unium, marca institucional mantida em parceria com a Frísia e a Capal. O terceiro painel abordou a questão do “Cooperativismo como diferencial de mercado”, com a presença do diretor-presidente da Opus Múltipla, Rodrigo Rodrigues, e da gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araújo, com mediação do coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

 

FOTOS: Cassiano Rosário

 

Conteúdos Relacionados