FÓRUM DE MERCADO: Evento reúne 80 participantes na sede da Agrária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Junho/13/2011613153039/{/gallery}O Sistema Ocepar promoveu, na sexta-feira (10/06), o Fórum de Mercado 2011, em parceria com as cooperativas agropecuárias paranaenses, na sede da Agrária, em Guarapuava, região Centro Sul do Estado, com 80 participantes. Nesta edição, o evento discutiu quatro grandes temas: Tendências de Mercado para as commodities agrícolas - safra 2011/12; Instruções Normativas do Ministério da Agricultura sobre a classificação de trigo e milho; Certificação de Unidades Armazenadoras e política de segregação do trigo. O Fórum teve como público alvo profissionais dos departamentos da área comercial e operacional das cooperativas e cooperados.
Palestrantes - O analista da Safras & Mercado, Paulo Molinari, ministrou palestra traçando o cenário para soja, milho e trigo para o próximo ciclo. Já as questões relacionadas à nova classificação do trigo e do milho foram abordadas pelo gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, e pelo gerente operacional da Agrária, André Spitzner. "Os novos padrões estabelecem critérios mais rígidos em relação aos atuais. Eles entram em vigor a partir de 1º de julho de 2012 e as cooperativas se preparam para se adequar às mudanças", afirmou Turra. Os gerentes operacionais da C.Vale, Alcemir Chiodelli, e da Coamo, Luiz Bronzatti, discorreram a respeito da política de Certificação de Unidades Armazenadoras do Mapa, cujas normas foram publicadas no Diário Oficial da União na quinta-feira (09/06).
Segregação do trigo - E ficou a cargo do gerente de pesquisa de trigo da Coodetec, Francisco Franco, tratar sobre a segregação do trigo. "A partir das alterações no padrão do trigo, as cultivares serão reenquadradas, de acordo com as novas exigências. As variedades serão divididas em quatro classes: melhorador, pão, doméstico e básico. No fórum, Franco apresentou os estudos preliminares que mostram como as cultivares da Coodetec passarão a ser classificadas pelo novo padrão", informou Turra. Ainda de acordo com ele, o reenquadramento das variedades de acordo com a nova classificação será oficializado em julho, durante a reunião que ocorrerá no Mato Grosso do Sul com a presença de pesquisadores de todo o País. Atualmente, as cultivares de trigo são divididas nas classes melhorador, pão e brando, sendo que a segunda é a mais cultivada pelos triticultores paranaenses (50%), seguido do melhorador (47%) e do brando (3%).