Simpósio das Unimeds tem público recorde de mais de mil participantes, em Foz do Iguaçu
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com público recorde, de mais de mil participantes, foi aberto, nesta quinta-feira (21/08), o 31º Simpósio das Unimeds do Paraná (Suespar), em Foz do Iguaçu. O evento reúne dirigentes, trabalhadores, cooperados e parceiros de Unimeds de todo o Paraná e de alguns outros estados brasileiros. Entre as autoridades, esteve presente na solenidade o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O tema central do evento é “Cooperativismo médico: conectando trabalho, gestão e inovação”. O 31º Suespar é realizado pela Unimed Paraná e prossegue até este sábado (23/08).
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou da abertura oficial do evento. Em seu discurso, Ricken destacou a relevância do cooperativismo como modelo que garante renda aos cooperados. “O cooperativismo proporciona a oportunidade para que as pessoas tenham mais renda e não dependam de ninguém”, disse, acrescentando que essa é a essência e a grande missão de todos os ramos cooperativos.
O presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Faria, fez menção ao tema central do evento – “Cooperativismo médico: Trabalho gestão e inovação” - e destacou o simpósio como um espaço privilegiado para reflexões e troca de experiências. “O debate nos ajuda sempre a redimensionar o nosso fazer diário e a projetar com mais clareza o que desejamos para o futuro”, declarou. Faria lembrou que, daqui a menos de dois meses, será realizada a 55ª Convenção Nacional Unimed.
“O tema será a nossa Constituição e o que ele representa. É muito mais que um documento, é um divisor de águas que nos inspira no caminho de fortalecer os pilares essenciais de governança para ampliar a transparência e abrir um novo capítulo na história do Sistema Unimed. Com a convenção, a partir de janeiro, teremos a possibilidade de um redesenho do nosso sistema sustentado por uma governança mais sólida, ágil e estratégica, que nos levará a assumirmos de fato nosso lugar de liderança no sistema de saúde suplementar”. Ele falou também sobre a importância da valorização do médico cooperado.
“Temos consciência de que precisamos reforçar a atenção a pontos que nos fragilizam, entre eles a questão da remuneração médica. Sabemos que essa remuneração vem no decorrer dos anos perdendo espaço diante de fatores alheios ao nosso controle como a judicialização, a pressão de órgãos reguladores e o avanço das novas tecnologias e medicamentos. É um tema central que precisa estar no nosso radar de maneira estratégica e firme. A remuneração médica não pode ser um item residual, ela deve estar prevista no orçamento. Não há cooperativa forte sem médicos valorizados”, reforçou.
O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, discorreu sobre a oportunidade de refletir sobre o tema central do 31º Suespar: “Cooperativismo médico: conectando trabalho gestão inovação”. Ele fez menção também ao reconhecimento da ONU, que estabeleceu 2025 como Ano Internacional das Cooperativas, com o slogan “As cooperativas constroem um mundo melhor”.
Para Abujamra, o tema traduz o poder transformador do Sistema Unimed, o maior sistema cooperativista de saúde do mundo. “No Brasil, estamos presentes em 9 de cada 10 cidades. Hoje somos responsáveis pelo cuidado de cerca de 21 milhões de brasileiros, levando saúde de qualidade para os grandes centros mas, sobretudo, para o interior do país e esse é um dos nossos maiores legados: ter interiorizado a boa medicina no Brasil. Nada disso seria possível sem os nossos esforços contínuos e a e inovação”, pontuou.
Segundo ele, está na agenda da Unimed Brasil aperfeiçoar a gestão e fortalecer a governança no sistema. “Por isso, conduzimos o processo para a construção de um arcabouço normativo robusto para o sistema, cuja consolidação será no próximo dia 9 de outubro, em João Pessoa, com a deliberação do novo texto constitucional e a plenária nacional”, informou.
FOTOS: Unimed Paraná