FORUM COOP III: Para Renato Nobile, evento marca a evolução do cooperativismo no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na opinião do superintendente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, Renato Nobile a realização do Forum Coop é um sucesso, não apenas pela excelente presença do público mas pelos temas debatidos. “Podemos dizer que o Forum Coop é mais um degrau na escala de evolução do cooperativismo paranaense e fico feliz de ter tido a oportunidade de ter sido convidado”, frisou.
Ferramenta democrática - Nobile, que acompanha o evento desde sexta-feira (22/11), quando foi realizado o segundo Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar neste ano, disse que este modelo de discussão praticado pelo Sistema Ocepar há várias décadas é um exemplo a ser copiado. “Ao presenciarmos as apresentações, as discussões, saímos mais convictos de que é uma ferramenta democrática para discutir assuntos do sistema. Este modelo que começou aqui no Paraná está sendo levado pela OCB a nível nacional como uma assertiva de funcionamento. E pode muito bem ser copiada por outras organizações estaduais no País”.
Delegações - Renato Nobile elogiou a iniciativa da Ocepar em fechar as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas no Estado, com um evento como o Fórum Coop. “Vemos que as cooperativas atenderam o chamamento da Ocepar e vieram para cá em grande número com delegações de várias cooperativas e até um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul. As cooperativas organizadoras e a Ocepar estão de parabéns pelo evento”, disse o representante da OCB.
Intercooperação - Ele fez questão de destacar o painel com os dirigentes cooperativistas sobre a intercooperação realizada na região dos Campos Gerais, onde as cooperativas constituídas por holandeses sempre procuraram trocar experiências para poderem se desenvolver conjuntamente. “Uma experiência que está sendo irradiada agora para outras regiões, este modelo que está sendo chamado de cooperativismo de nova geração com força na intercooperação, onde se unem para desenvolver conjuntamente uma unidade de negócios, como é o caso da indústria de leite da Castrolanda e da Batavo. Fantástico, estão minimizando os custos e aproveitando a expertise individual num processo coletivo e agregando outras cooperativas no processo”, destacou Nobile.
Reconhecimento- Outro ponto de destaque do evento na opinião de Renato Nobile “foi a presença do governador Beto Richa, juntamente com seu secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, que vieram acompanhados por vários deputados estaduais, uma forma de reconhecimento do governo a importante contribuição dada pelas cooperativas paranenses no desenvolvimento, tanto econômico como social no Paraná, fato mencionado por diversas vezes no discurso do governador”. No final da abertura Nobile, juntamente com o presidente do Sistema Ocepar e presidentes das cooperativas anfitriãs fizeram a entrega ao governador Beto Richa, da moeda cunhada pelo Banco Central em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas.