FÓRUM COOP: Comunicadores das cooperativas atualizam conhecimentos em fórum estadual
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Como as novas ferramentas digitais podem contribuir para tornar a comunicação das cooperativas mais eficiente e assertiva e trazer melhores resultados? Este foi o mote do Fórum de Comunicação das Cooperativas Paranaenses 2023 (ComunicaCoop). Realizado nos dias 20 e 21 de setembro, em Maringá, o evento foi organizado pelo Sistema Ocepar e teve como anfitriões o Sicredi Dexis e a Cocamar. Mais de 50 profissionais de 19 cooperativas de cinco ramos (agropecuário, crédito, saúde, trabalho e consumo) participaram do evento.
Instagram e Linkedin - A programação começou com a apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido na área pela Ocepar. Iniciado há pouco mais de um ano, já conquistou 2.500 seguidores no Instagram e 3.541 no Linkedin, redes que concentram maior parte da audiência da entidade. “Os ganhos vão além dos números. Avançamos em aprendizado, engajamento e, principalmente, numa mudança de comportamento dentro de uma organização que sempre priorizou a comunicação tradicional e que agora está se abrindo para uma comunicação moderna, dinâmica, um pouco complexa mas repleta de oportunidades" disse a jornalista Marli Vieira, que conduz a comunicação do Sistema Ocepar nas mídias digitais.
Workshop - A especialista no tema, Fernanda Musardo, conduziu um workshop que teve a participação ativa de todos os presentes. Os participantes puderem relatar suas dúvidas e principais dificuldades relacionadas ao tema. Musardo destacou que o trabalho em mídias digitais não se limita a postagens. “É preciso estrutura, planejamento estratégico, engajamento e análise de resultados. Além disso, é preciso inteligência de mercado já que estamos comunicando em ambientes públicos, voltados para o negócio”.
Interação - O professor doutor Tomas Sparano Martins, da UFPR, destacou que as mídias digitais devem ser usadas como parte da estratégia de comunicação integrada. “É preciso presença ativa. Não dá para fazer só uma postagem por mês, mas também não é para fazer 365 postagens no ano”, exemplificou. Ele ressaltou que o conteúdo tem que ser relevante e gerar interação. Ao questionar a plateia sobre o uso da rede social Tik Tok na comunicação das cooperativas, Sparano constatou que a grande maioria não utiliza, o que para ele é um erro. “Se querem vender seus produtos para o público jovem, estimular a permanência dele no campo e tratar de sucessão familiar nas propriedades e nas cooperativas têm que estar presentes nessa rede”, reforçou. O Tik Tok é a rede mais acessada pela chamada geração Z, os nascidos entre 1997 e 2010.
ChatGPT - O uso da inteligência artificial ChatGPT, que gera polêmica e divide opiniões, foi o tema abordado pelo consultor digital Cristiano Stuani. Ele desmitificou o uso da ferramenta. Para ele, a inteligência artificial pode contribuir e agilizar o trabalho dos profissionais de comunicação. Stuani se refere ao ChatGPT como um ‘assistente premium’. Para ele, sabendo usar os recursos, a inteligênci0a artificial pode facilitar muito o trabalho. O consultor, no entanto, alerta para alguns cuidados necessários: “é preciso trabalhar com conteúdos originais ou próprios e fazer uma curadoria. Ou seja, não deixe só a máquina trabalhar, não dá para pegar o que o ChatGPT fornece e usar sem uma avaliação e uma adaptação. Utilize as informações como insumo para melhorar o seu trabalho”, aconselhou.
SomosCoop - Samara Araújo, gerente de comunicação e marketing da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) falou sobre a marca SomosCoop, que a OCB estimula todas as cooperativas a usarem em seus produtos. “Ela veio para identificar e mostrar tudo o que o cooperativismo faz. Por trás dessa marca, tem união de pessoas, produtos e serviços de qualidade e prosperidade para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas”, pontuou.
Comitê de Comunicação - Durante o evento, foi criado o Comitê de Comunicação das Cooperativas do Paraná, formado por profissionais de comunicação de diversos ramos e regiões do estado. “O comitê vai contribuir para disseminar o carimbo SomosCoop, dando mais visibilidade ao cooperativismo”, destacou o coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho. Ele lembrou que as cooperativas do Paraná foram as primeiras a aderir à iniciativa, em 2017, usando a marca em seus produtos. O comitê também vai fomentar a troca de experiência entre as cooperativas. “Numa situação de necessidade de gestão de crise, por exemplo, as mais experientes poderão auxiliar as demais”, informou. O Fórum de Comunicação acontece desde a década de 1970 e é realizado anualmente.
Avaliação - Ao final do evento, os participantes foram convidados a fazer uma avaliação. A qualidade das palestras e a aplicabilidade foram pontos destacados. Confira alguns depoimentos: “Vou aplicar nas comunicações das áreas de negócios da cooperativa” (Karen Isis de Oliveira, Cocamar). “Temas relevantes e palestrantes com alto nível” (Rafael Clarindo Vieira, C.Vale). “Conteúdos atualizados e convergentes às necessidades das cooperativas”, (Liège Cintra Mazanek de Lima e Silva, Unimed Paraná). “Muito bom voltarmos a nos encontrar pessoalmente. Isso fortalece laços e estimula a troca de experiências” (Sara Ferneda Messias, C.Vale). “Melhor Fórum de Comunicação dos últimos anos” (Ilivaldo Duarte, Coamo).