FORMAÇÃO INTERNACIONAL: Quarta turma começa a ser capacitada
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Agosto/30/2011830152930/{/gallery}Teve início, na tarde desta segunda-feira (29/08), em Curitiba, a capacitação da quarta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas do Paraná, uma iniciativa do Sistema Ocepar em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que visa propiciar uma visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países. Também tem como propósito estabelecer a cooperação, intercâmbio e negócios entre as cooperativas brasileiras e do exterior. Integram a turma 23 pessoas, entre as quais, dirigentes de várias cooperativas paranaenses dos ramos agropecuário e crédito, o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, o coordenador administrativo do Sescoop/PR, José Ronkoski, o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nóbile, e profissionais do Sebrae-PR.
Abertura - As atividades foram abertas pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo gerente de Programas Estaduais do Sebrae/PR, José Gava Neto. Ambos salientaram a importância da parceria estabelecida entre as duas entidades para a execução do Programa. “O setor agropecuário é estratégico para o Paraná pois gera empregos e dinamiza a economia do Estado”, destacou ainda Gava Neto. “O conteúdo técnico e, principalmente, o conhecimento de diferentes modelos cooperativos podem contribuir para aperfeiçoar os processos de gestão e a oferta de serviços das cooperativas do Paraná, beneficiando os cooperados e as comunidades onde elas estão inseridas”, frisou Ricken. Após a abertura, o superintendente da Ocepar apresentou dados sobre o cooperativismo no Paraná.
Aulas – O Programa de Formação Internacional é dividido em cinco módulos. Nessa primeira etapa, os participantes terão aulas até sexta-feira (02/09), no Hotel Alta Régia. Serão repassadas informações sobre o cooperativismo alemão, canadense, argentino e italiano. A programação engloba visitas a esses países nos próximos módulos. Antes disso, a quarta turma deverá realizar uma fase de estudos em Brasília ainda neste ano. O encerramento da formação está previsto para 2013.