FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS: Programa do PR estimula intercâmbio no cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Agosto/26/2011826154116/{/gallery}Na próxima segunda-feira (29/08), às 14h, tem início, em Curitiba, mais uma turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas do Paraná, desenvolvido pelo Sistema Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR), em parceria com o Sebrae no estado. O evento segue até 2 de setembro e acontece no Hotel Alta Régia.
Proposta pioneira - O Programa Internacional de Formação é uma proposta pioneira que surgiu, em 2008, a partir dos Fóruns de Executivos de Cooperativas do Paraná, encontros periódicos organizados pelo Sistema Ocepar, nos quais lideranças debatem temas de interesse do setor. A iniciativa visa estabelecer processos de geração de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e as de outros países, a promoção de intercâmbio entre as instituições tecnológicas nacionais e estangeiras e motivar a multiplicação do projeto em outras regiões do Brasil.
Modelos internacionais - José Roberto Ricken, superintendente do Sistema Ocepar, explica que a proposta do Programa Internacional de Formação é levar os executivos a ampliarem a visão internacional de gestão de cooperativas com foco não apenas em negócios, mas também em modelos internacionais. “A partir dos modelos de cooperativismo de países como Argentina, Itália, Alemanha e outros, os participantes obtêm referencial para fazer um comparativo do modelo seguido. Durante as visitas técnicas, são analisados, além de questões técnicas, contextos geográfico, político, social e econômico de cada país”, avalia.
Visão global - Para o diretor de Operações do Sebrae no Paraná, Julio Cezar Agostini, a proposta do Programa Internacional de Formação é desenvolver lideranças que tenham visão global de cooperativismo, de forma que conheçam experiências de regiões que são referências mundiais neste tema. Segundo Agostini, a troca de experiências auxilia também na geração de novos negócios. “O Programa Internacional de Formação visa ampliar a qualidade dos empreendimentos e estimular que os modelos de gestão sejam cada vez mais atualizados e as cooperativas tenham líderes cada vez mais informados para as oportunidades de crescimento”, salienta o diretor.
Inspiração - O gerente de Programas Estaduais do Sebrae, José Gava Neto, diz que a experiência cooperativista da Emilia-Romagna, no norte da Itália, foi inspiração para a realização da parceria. “A região italiana concentra mais de 15 mil cooperativas, num território equivalente ao oeste do Paraná, e é sede de grandes grupos alimentares. A Emilia-Romagna tem sido reconhecida como um dos melhores exemplos de uma economia cooperativa de sucesso, com mais de um terço do Produto Interno Bruto regional produzido por pequenas empresas cooperadas”, destaca.
Programação - “Nesta quarta turma, ao final do primeiro módulo, a ideia é que os participantes construam um plano de visitas para incrementar o roteiro de viagens que inclui paradas em Brasília ainda neste ano; Itália, Alemanha e Argentina - em 2012; Estados Unidos e Canadá, em 2013”, informa Andreia Claudino, coordenadora estadual do Agronegócio do Sebrae. Ela acrescenta ainda que o Programa Internacional de Formação tem o objetivo de preparar os participantes para que possam elaborar artigos técnicos sobre a experiência. (Agência Sebrae de Notícias / PR)