FENACOOP 2007: Feira reúne 70 cooperativas expositoras em São Paulo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 120 pessoas participaram na quarta-feira (03/10) da solenidade de abertura da quarta edição da Feira Internacional de Cooperativismo, Alimentos e Serviços (Fenacoop 2007), que este ano conta com 70 expositores, na sua maioria, cooperativas. O evento acontece de quarta a sexta-feira (5/10), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez parte da mesa de abertura. Também representou o Sistema OCB o superintendente Administrativo, Luís Tadeu Prudente Santos.
Recomeço - Organizada pela empresa WTM, no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo (SP), a Fenacoop é considerada a maior e mais importante feira especializada de produtos e serviços de cooperativas. Este ano, a OCB vai promover também uma Rodada de Negócios, que visa à abertura de novos mercados às cooperativas. Luís Branco, presidente da Feira, deu início à solenidade enfatizando que esta edição significa um recomeço. "Estamos em local mais estruturado, que facilita a visitação. E temos duas novidades: o perfil modificado, que a partir de agora inclui os segmentos de alimentação e serviços; e o anúncio da internacionalização da feira, pois a partir de 2008, a Fenacoop será incorporada ao Icaexpo", disse. Trata-se da feira mundial do cooperativismo, que no próximo ano acontece em Lisboa, Portugal. Será uma grande vitrine para o cooperativismo brasileiro, afirma Luís Branco. "Faremos o lançamento desta feira em Singapura, na próxima semana", revelou.
Intercooperação - Em seguida, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, abriu a Fenacoop-2007, destacando que o evento promove um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação. Segundo ele, a intercooperação é o resultado econômico e a feira tem como objetivo principal realizar negócios para as cooperativas. "Realizar negócios é vital para as cooperativas. A eficiência econômica traz a eficácia social", pontuou Freitas. Para o presidente do Sistema OCB, a internacionalização da Fenacoop por meio da Icaexpo, trará grandes divisas para o cooperativismo brasileiro.
Denacoop - Paulo Roberto da Silva, diretor do Departamento Nacional de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop) disse, durante a abertura do evento, que esse é o momento do cooperativismo mostrar sua força e o Denacoop tem como princípio contribuir para isto. "Estamos trabalhando pela nova lei do cooperativismo que certamente trará fôlego novo para o segmento".
Sescoop - No estande do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), os visitantes podem encontrar material institucional e didático, referente aos programas de educação cooperativista para jovens e adultos, conforme informou o gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão, José Luiz Pantoja. Os visitantes podem ainda assistir aos vídeos institucionais sobre as ações do Sescoop, os projetos vencedores do Prêmio Cooperativa do Ano 2007 e sobre o Sistema Cooperativista Brasileiro.
Foco comercial - A partir de 2007, a FENACOOP vai incorporar em sua marca a palavra ALIMENTOS. O objetivo central é facilitar o foco comercial e a comunicação com compradores nacionais e internacionais. A FENACOOP ALIMENTOS 2007 será uma feira de alimentos, bebidas e produtos das cooperativas agropecuárias, que apresentará ao mercado um grande diferencial: O "trade fair" (comércio justo). Esta nova visão vai promover a ampliação dos negócios e a consolidação do setor em feiras de alimentos. (Com informações Informe OCB)