FEIRA: Tecnoshow põe à prova otimismo no agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Num cenário de incerteza em relação à próxima safra, por causa da falta de chuvas no início do plantio, a Sociedade Rural do Paraná (SRP) reúne em Londrina 1,2 mil agropecuaristas, profissionais e estudantes do setor com palestras sobre gestão da propriedade e novas tecnologias, no 2.º Tecnoshow. O evento segue até domingo no Parque Governador Ney Braga.


Avaliação - "Tivemos uma safra extraordinária no último verão e a produção de trigo ficou acima da média. Agora, apesar da falta de chuva, os preços seguem tendência de alta", afirma o presidente da SRP, Alexandre Kireeff. Nas lavouras da região, os produtores não estão tão otimistas e se mostram preocupados. "Tudo depende do tempo", diz Wilson Palaro, que espera há 30 dias para iniciar o plantio de 25 hectares de milho no município de Floresta. Ele teme que a seca se estenda e comprometa a produção dos 270 hectares destinados à soja.


ExpoLondrina - A programação de hoje inclui o lançamento da 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). A solenidade abre a venda de espaços comerciais na feira, que pretende atrair mais de 200 expositores ao Parque Ney Braga entre 5 e 15 de abril de 2008. Segundo Kireeff, o evento, considerado o maior da América Latina, cresceu 20% no ano passado em público, com 980 mil visitações. O balanço oficial mostra que foram movimentados R$ 166,1 milhões, também com alta de 20% em relação à edição anterior.


Feira de negócios - Segundo Kireeff, além de ser um tradicional termômetro da situação da agropecuária, a ExpoLondrina ganhou status de feira de negócios. Mesmo assim, o caráter educativo não foi deixado de lado. Na próxima edição, a exposição vai tratar do tema "Terra: em busca da produção sustentável". O presidente da SRP diz que a idéia é discutir as responsabilidades ambientais e sociais do setor.


Discussões e exposição de cavalos - Além do lançamento da ExpoLondrina, o Tecnoshow tem hoje discussões sobre fruticultura, preservação ambiental e responsabilidade técnica. Uma exposição de cavalos mangalarga, com 450 animais, é realizada paralelamente. Participam 86 criadores de diversas regiões do país. Jayme Rehder, superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga, conta que o interesse da entidade é ampliar o número de sócios. Amanhã à noite, haverá leilão de mangalarga pela quarta vez em Londrina.

Conteúdos Relacionados