FALECIMENTO: Cooperativismo lamenta morte de Dejandir Dalpasquale
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Novembro/10/20111110153037/{/gallery}Morreu, nesta quarta-feira (09/11) à noite, em Florianópolis (SC), o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) por dois mandatos, Dejandir Dalpasquale. Nascido em Encantado, Rio Grande do Sul, fez toda a carreira política em Santa Catarina. Dalpasquale tinha 76 anos e estava doente. O sepultamento está previsto para acontecer nesta quinta (10/11), às 17h, no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. “Nós lamentamos muito a perda de Dalpasquale. Perdemos uma importante liderança cooperativista e que muito fez pelo sistema”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao tomar conhecimento do ocorrido. Segundo o dirigente, “Dejandir teve um papel fundamental, especialmente no final da década de 1990, quando o cooperativismo agropecuário brasileiro passava por um período de dificuldades financeiras. Dalpasquale apoiou o setor nas discussões em torno do Recoop, um programa de revitalização das cooperativas criado pelo governo federal, após intensa mobilização do cooperativismo. Também nos ajudou a criar o Sescoop, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que ele mesmo definiu como um divisor de águas dentro da nossa história”, afirmou Koslovski.
Força do cooperativismo - Em entrevista à revista Paraná Cooperativo, produzida pela assessoria de Comunicação da Ocepar em agosto de 2009, em comemoração aos 10 anos do Sescoop/PR, Dejandir Dalpasquale afirmou que as discussões em torno do Recoop e do Sescop mostraram a força da mobilização cooperativista e o alcance do debate político transparente e democrático, personificado em mais de 50 reuniões que aconteceram entre 1997 e 1998. “Acreditamos num sonho e lutamos para concretizá-lo. Foi um momento especial na minha vida pública e agradeço a todos os companheiros que me acompanharam nessa ação vitoriosa que trouxe e ainda traz tantos benefícios ao cooperativismo brasileiro”, disse ainda Dalpasquale. “Tornei-me um cooperativista em 1969, quando era prefeito de Campos Novos, e tentei viabilizar a constituição de uma cooperativa no município, o que aconteceu posteriormente, com a fundação da Coopercampos”, lembrou na entrevista.
Carreira - Ex-ministro da Agricultura durante o governo de Itamar Franco, Dejandir começou a carreira política em Campos Novos (SC), em 1958, quando se elegeu vereador. Depois foi prefeito do município em 1966, pelo PTB. Chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 1971, onde ficou por duas legislaturas. Também foi deputado federal entre os anos de 1975 a 1979. Dejandir Dalpasquale foi o primeiro suplente de senador de Jaison Barreto e chegou a assumir o cargo em 1981. A ligação com o setor rural e a defesa do cooperativismo o credenciou para assumir o Ministério da Agricultura, em 1993, além de ter sido também secretário de Estado da Agricultura de Santa Catarina. Quando deixou a política, dedicou-se ao cooperativismo, assumindo a presidência da OCB. Também presidiu o extinto Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC), em 1988. Mensagens de condolências podem ser encaminhadas para o endereço: Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, nº 2148, apartamento 601, CEP – 88015-701 – Florianópolis (SC), e direcionadas à esposa Dione Dalpasquale.