FACIAP: Sicredi, Cresol e Sicoob participam de debate com Banco Central

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Forum Faciap Coop Credito 29 03 2022Os presidentes Manfred Dasenbrock, da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alziro Thomé, da Central Cresol/Baser, e Wilson Cavina, do Conselho do Sicoob Central Unicoob, participaram, na tarde desta terça-feira (29/03), no Teatro Positivo, em Curitiba, do painel sobre “A Importância do Sistema Financeiro na Economia Real”. O debate contou com as presenças de representantes do Banco Central do Brasil, entre eles, Otávio Damaso, diretor de Regulação, Paulo Sérgio Neves de Souza, diretor de Supervisão e de Maurício Costa Moura, diretor Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, e ocorreu durante a realização do IV Fórum de Gestão Pública, organizado pela Faciap, com apoio do G7, grupo composto pelas principais entidades representativas do setor produtivo paranaense.

 

Conquista - Durante o debate, conduzido por Hilgo Gonçalves, vice-presidente da Faciap para Assuntos Institucionais, os dirigentes cooperativistas destacaram sobre o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo BC na aproximação e abertura de diálogo com as cooperativas de crédito. Segundo Manfred, uma recém conquista do setor foi a aprovação pela Câmara dos Deputados da Lei Complementar (PLP) 27/2020, que moderniza as normas de atuação do setor de crédito cooperativo previstas na Lei Complementar 130/2009 e que agora vai para discussão no Senado. O dirigente também destacou a criação do Fundo Garantidor e fez um relato sobre as ações do Sicredi na educação financeira.

 

Inclusão - Já o presidente do Conselho do Sicoob Central Unicoob, Wilson Cavina frisou que com apoio do BC, “temos um sistema perene que dá suporte as pessoas que nem sabem que existimos, pois as que nos conhecem, já estão incluídas no sistema financeiro”. O dirigente destacou que o crédito cooperativo além de incluir os mais diferentes públicos, ele conecta pessoas ao que há de mais moderno.

 

Sinergia - Alziro Thomé, presidente da Central Cresol/Baser, frisou de que esta “abertura de portas do Banco Central tem sido muito produtiva paa o sistema financeiro. O que também proporcionou uma maior sinergia entre a Cresol, Sicredi, Sicoob e outros sistemas. Cada um aqui tem seus cases de sucesso e assim podemos compartilhar e multiplicar as boas experiências. Com isso, cada vez mais estaremos preparados para atender as demandas e anseios de nossos cooperados”, destacou.

 

Agenda - Otávio Damaso, diretor de Regulação afirmou que “o Banco Central colocou há muito tempo na sua agenda o cooperativismo de crédito. Setor que tem contribuído muito para inclusão de microempresários e que cresce cada vez mais de forma sustentável e com potencial de expansão”. Em 2015 o sistema cooperativo de crédito representava 6% hoje já é 11%.

 

Preocupação

- Damaso, destacou que diariamente circulam no sistema bancário brasileiro, cerca de R$ 10,5 trilhões ativos e passivos e que o BC. Damaso também salientou que uma crise financeira pode derrubar o PIB entre 8 e 12%, já uma crise no sistema bancário, pode impactar em até 25% do PIB.

 

Coamo - Nesta semana, os três diretores também visitaram a Coamo e a Credicoamo, em Campo Mourão. Damaso disse no Fórum que ficou impressionado com crescimento da cooperativa em apenas cinco décadas. “No início eram poucos produtores e hoje já são mais de 30 mil e sendo considerada a maior cooperativa agro da América Latina. Poderíamos ter cooperativas como a Coamo em cada região do Brasil”, frisou o diretor.

 

Devolução - Durante o Fórum, o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Maurício Costa Moura, comentou que o maior valor sacado no sistema Valores a Receber até agora foi de R$ 1,650 milhão de cotas de consórcio, resgatado por uma pessoa física. “Esta pessoa nem sabia que tinha tudo isso para receber. A grande maioria dos recursos é de valor pequeno. Afinal, pouca gente esquece muito dinheiro em uma conta bancária”, lembrou, ressaltando sobre esta importante iniciativa de devolução. “Imagino que tenha ficado bastante feliz", disse Moura.

 

Presenças - Além do presidente da Faciap, Fernando Moraes, o Fórum contou com a presença do vice-governador Darci Piana e presidente da Fecomércio, de José Roberto Ricken, do Sistema Ocepar, Sérgio Malucelli, da Fetranspar e Camilo Turmina, da Associação Comercial do Paraná.

 

Conteúdos Relacionados