Faciap lança programa digital inédito no país

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 300 milhões de pessoas têm acesso à Internet no mundo. No Brasil, são 13,6 milhões de usuários, o que representa 7,74% da população brasileira. Os dados são de uma pesquisa realizada em 2000 pelo IBGE, e revelam que pouco mais de 10% dos domicílios no Brasil possuem computador. No Paraná, um estudo feito pelo Instituto de Desenvolvimento Regional de Maringá (IDR) apontou que das 400 mil empresas paranaenses, dos diversos segmentos, 47% não têm computadores e das que possuem, somente 30% estão conectadas à Internet. Com a intenção de mudar esta realidade a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap) lançou durante a XIII Convenção Anual do sistema, realizada em Foz do Iguaçu na semana passada, o programa Paraná Digital, que tem como objetivo oferecer às associações comerciais e micro e pequenas empresas do Estado acesso ao mundo digital e às novas tecnologias de gestão e negócios por meio eletrônico.

Estratégia - O programa baseia-se no Acim Digital, lançado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá em julho deste ano. Serão oferecidas 12 opções de equipamentos através de uma linha de crédito especial criada pelo Banco do Brasil. As vantagens são as condições facilitadas com taxas de juros mais baratas do que as do mercado, 5,33% ao ano, mais TJLP, e a possibilidade do valor ser parcelado em até 48 vezes, com três meses de carência, para as micro e pequenas empresas, ou 6% mais TJLP em até 36 meses, para os profissionais liberais. A expectativa é de que 53 mil novos computadores e 6 mil servidores serão comercializados com a implantação do programa. Para o presidente da entidade, Jefferson Nogaroli, a falta de inclusão digital afeta o desenvolvimento. "Isso nos preocupa quando sabemos que a inclusão digital é também afirmação da cidadania. As empresas e associações que não têm acesso à tecnologia perdem mercado e oportunidades. É vital para o empresário moderno seguir as tendências tecnológicas", afirma Jefferson Nogaroli, presidente da Faciap.

Resultados - Durante dois dias, aproximadamente 1.500 empresários de várias regiões do Estado participaram da convenção, que teve como tema: "Por um Paraná de Resultados" e que puderam debater sobre os rumos da economia, as reformas estruturais no Brasil, perspectivas futuras, experiências empreendedoras de sucesso e propostas de ações que podem alavancar o desenvolvimento do Estado, com a proposta de transformação das 282 associações comerciais filiadas em agências de fomento econômico e social.

Crédito Cooperativo - Além de palestras, também foram realizados importantes painéis, entre eles, um que abordou sobre o Cooperativismo de Crédito, tendo como palestrantes, o presidente do Sicoob Central Paraná, Luiz Ajita, o diretor operacional do Bancoob, José dos Santos da Silva Simões, o assessor da diretoria do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, do presidente da Cooperativa do Saramcredi, João Carlos Leite e como debatedor, o coordenador da assessoria de imprensa da Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho.

Conteúdos Relacionados