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EXPORTAÇÕES PARA A UCRÂNIA

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Durante a viagem da comitiva brasileira a Ucrânia foram discutidas oportunidades de negócios e investimentos entre os dois países. Empresários brasileiros de importantes setores da economia nacional, como aeroespacial e têxtil, que acompanham pela primeira vez uma visita de FHC ao exterior, também participaram. A iniciativa partiu do ministro Sergio Amaral, como parte da estratégia para adotar uma postura mais agressiva na promoção comercial e, conseqüentemente, aumentar as exportações do Brasil. Pela manhã, o Ministro Sergio Amaral encontrou-se com o presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, e almoçou com o primeiro ministro Anatoliy Kinakh. No caso da Ucrânia, entre os principais setores que serão trabalhados estão o siderúrgico e o de aviação, considerados prioritários para aumentar as exportações brasileiras para o país, que em 2001 caíram cerca de 70% em relação a 2000. Enquanto em 2000 os ucranianos compraram US$ 57 milhões em produtos brasileiros, em 2001 esse número ficou em cerca de US$ 33 milhões. As importações brasileiras de produtos da Ucrânia também caíram, passando de US$ 81 milhões em 2000 para cerca de US$ 55 milhões em 2001. Assim, o saldo comercial brasileiro com a Ucrânia é negativo em cerca de US$ 22 milhões.

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