Expo China: Paraná discute relação e oportunidades de negócios com a China
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Com o objetivo de divulgar a Expo China, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Instituto de Cooperação Internacional (ICOOI) realizaram nesta segunda-feira (07), em Curitiba, o seminário “Relações Paraná x China: um salto necessário”. O evento, desenvolvido em parceria com o governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apresentou detalhes sobre a exposição “Brasil China”, que acontece entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, em Beijing, na China. Com a intenção de desmistificar alguns conceitos sobre a China, os organizadores apresentaram alguns números sobre as relações comerciais e a economia chinesa, com destaque também para a demanda daquele País por produtos brasileiros. A Ocepar foi representada no encontro por Robson Mafioletti, da gerência técnica da entidade.
Números
- Com uma população de 1,27 bilhão de habitantes e um PIB
de aproximadamente US$ 1,30 trilhão de a China é o País
com a maior população no estrato da classe média do mundo,
com 250 milhões de pessoas. Com uma economia e uma demanda em franco
crescimento, a produção agrícola é de 500 milhões
de toneladas de grãos, cultivados em 100 milhões de hectares.
Os chineses também são o terceiro parceiro de negócios
do Brasil, com um fluxo comercial (incluindo Hong Kong e Taiwan) de US$ 9,0
bilhões/ano. Entre exportações e importações
a China movimenta com o mundo US$ 850 bilhões/ano. A China também
tem um cifra expressiva no que diz respeito a investimento externos no país,
em especial no setor produtivo, que em 2003 recebeu US$ 53,5 bilhões.
Relação com o Brasil – Atualmente 1.600
empresas brasileiras exportam para a China. Os principais produtos são
laminados, autopeças, suco de laranja, óleo de soja e componentes
automotivos. Segundo Robson Mafioletti, o interesse maior dos chineses no momento
é por minérios e soja em grãos, a custo baixo. Eles querem
comprar matéria-prima no Brasil e industrializar na China, agregando
valor no destino, e não na origem. Contudo, nessa relação
comercial também existe interesse de investimento chinês no Brasil,
nas áreas de siderurgia, telecomunicações, ferrovias, turismo,
indústria petrolífera e na aviação.
Mercado – Entre os produtos agrícolas brasileiros que tem oportunidades de mercado na China estão o mamão papaya, abacaxi, melão, madeira – móveis, peixes, fábrica de pequenos tratores; carnes; café; tecnologia na produção da pecuária bovina; armazenagem e distribuição de carnes; biotecnologia e tecnologia da informação, além da soja.
Informações
– Maiores informações sobre a Expo China, inclusive sobre
a possibilidade de participação pelo telefone (21) 2240-2531,
no site www.expobrasilchina.com.br ou no e-mail