EVENTO I: Fórum de Dirigentes das Cooperativas de Transporte será realizado em Cascavel, no dia 21 de novembro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Será no dia 21 de novembro, em Cascavel, no Oeste do Paraná, o Fórum de Dirigentes de Cooperativas de Transporte, promovido pelo Sistema Ocepar. As atividades ocorrerão na Casa do Cooperativismo, localizada na área de realização do Show Rural Coopavel. A anfitriã do evento será a Cooperativa de Transportes Rodoviários Autônomos de Cascavel (Coopertracvel). Clique aqui para se inscrever.
Programação - As atividades serão abertas oficialmente pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, juntamente com o coordenador estadual do ramo transporte no Paraná, Marcos Antônio Trintinalha. Depois, o presidente da Coopertracvel, Vanderson Tiago Siebauer, fará uma apresentação sobre a cooperativa. O coordenador de Monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto, tratará do cenário econômico-financeiro e tendências para o ramo transporte. Os participantes da missão internacional que está ocorrendo entre os dias 3 e 11 de novembro, em Israel, apresentarão os resultados da viagem técnica. Representantes da OCB abordarão as ações realizadas no âmbito do Legislativo em prol do segmento. Haverá ainda o levantamento das demandas das cooperativas para a elaboração do plano de capacitação para o ramo.
O ramo - No Paraná, há 36 cooperativas de transporte registradas no Sistema Ocepar, sendo uma central e as demais divididas em: 19 de transporte de grãos, uma de transporte portuário, duas de transporte de papel, duas de madeira, três de congelados, uma de passageiro individual, duas de transporte internacional, duas de carga geral, uma de transporte aquaviário e uma de transporte turístico. A frota do ramo, ao final do ano passado, somava 3.780 veículos, sendo 3.261 de carga e 519 de passageiros. Em 2021, as cooperativas paranaenses do ramo transporte alcançaram faturamento R$ 489,4 milhões, o que significa um crescimento de 18,3% em comparação com o ano anterior. O transporte de cargas representou 91,9% do total de ingressos do ramo. O quadro social chegou a 3.814 cooperados, representando um crescimento de 2,3% no ano. Já o quadro laboral encerrou o exercício com 168 funcionários, quantidade 1,8% superior ao de 2020.