EVENTO: Fórum de Dirigentes de Cooperativas de Transporte destaca desafios e perspectivas para o setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nessa terça-feira (05/12), Astorga, na região Noroeste do Paraná, sediou o Fórum de Dirigentes de Cooperativas de Transporte, reunindo 56 participantes de 15 cooperativas. O evento foi organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

Anfitriã - A programação teve início com a apresentação do case "História de sucesso da Cooperativa de Transportes de Astorga (CTA) ", feita por Denes Fioresi, presidente da cooperativa anfitriã desta edição. “Este foi o segundo fórum do ano e teve como foco principal a elaboração de demandas para o novo ciclo de planejamento estratégico do cooperativismo, programado para ser apresentado no início de 2024”, afirma o gerente de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR, João Gogola Neto.

Temas - Ainda de acordo com ele, entre os temas em destaque nas discussões, destacaram-se a intercooperação com cooperativas agropecuárias, a necessidade de linhas de crédito para a renovação da frota, além das questões de sucessão e profissionalização do quadro social. 

Plano de saúde - E, atendendo às demandas do setor, foi apresentado o modelo de plano de saúde originado do projeto de alianças estratégicas do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “O grupo decidiu realizar um levantamento do potencial do ramo para futuras negociações com o Sistema Unimed, que oferece a assistência médica, visando à possível viabilização de um plano conjunto”, afirma Gogola.

Pauta - Outros assuntos que integraram a pauta de discussões incluíram o cronograma de recadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-c), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 101/519, sobre cooperativas de seguro, os manuais do ramo de transporte, a suspensão do RNTR-c de cooperativas sem registro na OCB e Ocepar, um estudo técnico sobre a locação de veículos de montadoras, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5322, ligada à Lei 13.103/2015, conhecida como Lei do Caminhoneiro.

Missão de estudos - Encerrando as atividades, foi apresentada a proposta nacional, sugerida pela OCB e aprovada no Conselho Consultivo, de uma missão de estudos do ramo para a China, em novembro de 2024. O objetivo é viabilizar o relacionamento entre o setor de transporte e fornecedores chineses de insumos, como pneus e baterias, além de conhecer o modelo da cadeia de logística e suprimentos local.

Próximo evento - O próximo evento deverá ser realizado em abril de 2024 e terá como anfitriã a cooperativa Cooperleste, de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba.

Presenças - O evento contou com a presença do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e do coordenador estadual do ramo, Marcos Antonio Trintinalha.

 

Conteúdos Relacionados