EVENTO: 2º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins e Escolares reúne 350 estudantes cooperados em Carambeí
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar está promovendo o 2º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins e Escolares, no Pavilhão de Exposições da Cooperativa Frísia, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais, com apoio das cooperativas Agrária, Castrolanda, Coopermundi, Sicoob, Sicredi e Frísia, anfitriã desta edição. Uma programação diferenciada foi preparada para receber os cerca de 350 estudantes cooperados de 32 cooperativas mirins e escolares de todo o estado que estão presentes no evento.
Programação - Com o tema “Acampamento Cooperativo”, as atividades tiveram início nessa quarta-feira (04/10). As delegações foram recepcionadas a partir das 18h. A abertura oficial foi realizada pelo Grupo Sou Arte, de Campo Mourão (PR). Na sequência, foram promovidos os Jogos de Socialização e as Oficinas de Circo. Houve ainda Contação de História. As analistas do Sescoop/PR, Eliane Goulart, Luciane Gonçalves, Sandra Schmidt e Raquel Palhano estão acompanhando o Encontro.
Segundo dia - A programação prossegue até esta quinta-feira (05/10) e contempla a realização de gincana, apresentação da palestra “De dentro para fora: ativando a imaginação criativa e fortalecendo as habilidades emocionais”, ministrada pelos professores orientadores, a Gincoop Kids e espetáculo de variedades. O encerramento está previsto para às 14h. O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o diretor vice-presidente da Frísia, Geraldo Slob, prestigiaram a abertura das atividades desta quinta. “As cooperativas mirins são um grande legado que a gente deixa para a sociedade porque são jovens adolescentes que estão exercitando essa prática tão importante para a continuidade do nosso cooperativismo. É uma garantia que nós iremos ter lideranças num futuro muito próximo que poderão dar sequência ao trabalho maravilhoso que os pioneiros das nossas cooperativas fizeram”, afirmou Boesche. “É muito gratificante ver esses jovens com esse espírito cooperativista, com esse espírito empreendedor, se reunindo com esse brilho no olho e com esse ânimo”, destacou ainda Slob.
Paraná - No Paraná, há 47 cooperativas mirins e escolares constituídas em 30 municípios, abrangendo 1.910 associados, que são estudantes com idade a partir de 9 anos, e 89 professores orientadores. Elas são formadas com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e em intercooperação com cooperativas de diferentes ramos, como agropecuário, crédito e de trabalho, produção de bens e serviços, por exemplo, que atuam como madrinhas das cooperativas mirins e escolares e fornecem todo o apoio em sua formação.
Programa - A iniciativa integra o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares, que tem finalidade educacional e se ampara no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo. O programa abrange diversos pontos, como a constituição de novas cooperativas, com crianças e adolescentes; estudos e aprofundamento da educação cooperativista; o desenvolvimento do objeto de aprendizagem e o trabalho colaborativo.
FOTO: Cassiano Rosário