Etapa Centro-Sul do Fórum 10 propõe mais integração entre cidades
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Lideranças do Centro-Sul do Paraná elegeram a integração regional como fator fundamental para o desenvolvimento da região nos próximos dez anos. Durante a oitava etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, realizada ontem (08/11) em Guarapuava, os 450 participantes apontaram a parceria entre os municípios como saída para reverter os baixos índices socioeconômicos, gerar emprego, renda e fortalecer a representatividade perante os governos federal e estadual.
Iniciativas - Algumas iniciativas, entretanto, estão revertendo esse quadro de isolamento das cidades do Centro-Sul. Segundo Ferreira Sobrinho, já foi criada uma agência de desenvolvimento do turismo regional que tem como grande desafio a integração de projetos. “Temos um forte potencial turístico, mas não temos uma rota que integre as atrações dos diversos municípios.” Outro projeto que pretende diminuir a distância entre as cidades é o da agência de desenvolvimento econômico e social de Guarapuava. O gerente da regional do Sesi/Senai, Jair Vedoia da Silva, disse que não é mais possível pensar no desenvolvimento de Guarapuava isoladamente, sem levar em consideração as cidades de toda a região. Segundo ele, a melhoria da qualidade de vida da cidade pólo sem a contrapartida de suas vizinhas poderá trazer problemas. Sem recursos e equipamentos sociais próprios, a população de locais menos desenvolvidos acabam vindo para Guarapuava para utilizar hospitais, escolas ou se mudando em busca de emprego.
Jovens - Na etapa de Guarapuava, chamou a atenção a quantidade expressiva de jovens entre as lideranças convidadas. Observando a atuação deles nas discussões, dos 11 temas do fórum, foi possível notar que o conflito de gerações ficou de fora dos debates. O que imperou foi o consenso sobre o caminho para o desenvolvimento da região e do Paraná na próxima década. “Os mais velhos precisam ouvir a opinião dos mais jovens”, disse o produtor rural Argeu Campos, de 47 anos. Ele ouviu com atenção as colocações de Cecília Claudete Ricaczeski, de 18 anos, que estava na mesa de discussão sobre agronegócio. Cecília é de uma família de pequenos agricultores de Quedas do Iguaçu e defendeu durante o fórum maior participação dos jovens no campo para tentar mudar a situação difícil pela qual passam alguns produtores rurais. “O jovem vai fazer o ensino médio na cidade e acaba não voltando para o campo. Precisamos mudar isso”, afirmou a jovem.
Reunião - O encontro de Guarapuava encerra o ciclo de etapas regionais do Fórum Futuro 10 Paraná. Representantes das oito regiões pelas quais passaram o evento se encontram amanhã, em Curitiba, para a reunião de consolidação. “Chegou o momento de transformar os sonhos apontados pelas lideranças do estado em propostas de ações”, diz Ilma Barros, coordenadora de desenvolvimento organizacional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A partir desse encontro, pretende-se finalizar um plano de desenvolvimento do Paraná, que será divulgado no dia 1.° de dezembro. (com informações do jornal Gazeta do Povo).