ESTRELA DA MANHÃ: Presidente da Cocamar faz palestra sobre o cooperativismo
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{gallery}noticias/2011/Agosto/11/2011811154710/{/gallery}O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, foi o palestrante nesta quinta-feira (11/08) do Estrela da Manhã, evento promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), que ocorreu no Hotel Bourbon, em Curitiba, e contou com a presença de empresários e publicitários. Também presentes no evento, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o assessor da diretoria da Ocepar, Guntolf van Kaick, o presidente da Cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, e o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, que acompanharam a palestra de Lourenço com o tema “Cooperativismo, marketing e agronegócio”.
Interação - Segundo Luiz Lourenço, a interação com o cooperado é vital para o êxito de uma cooperativa. “Transparência, segurança e relacionamento, é, em síntese, o que explica o sucesso de um empreendimento cooperativista”, disse. De acordo com o dirigente, o diálogo franco, sem paternalismo, e a busca constante pelo melhoramento da atividade do cooperado, são condições essenciais para o desenvolvimento do sistema. “A Cocamar é uma empresa com 10 mil donos”, ressaltou, em alusão ao número de associados da cooperativa.
Fidelização - “Como atraí-lo e fidelizá-lo? Oferecendo insumos de qualidade e a preços competitivos, assistência técnica e armazenamento, transferindo tecnologia e dando suporte de comercialização e informações sobre mercado. São os diferenciais do trabalho em cooperativa”, explicou. O dirigente relatou o histórico da Cocamar, fundada em 1963 por produtores de café, e que teve como traço a diversificação, agroindustrialização e hoje forte atuação no varejo. “Projetamos para 2011, um faturamento de R$ 2,1 bilhões. Em três ou quatro anos, vamos alcançar a marca R$ 3 bilhões em movimentação econômica”, estimou.
Cooperativismo - Na avaliação de Lourenço, o sistema produtivo paranaense, com 70% dos agricultores em propriedades com menos de 50 hectares, favoreceu a difusão e consolidação do cooperativismo. “O pequeno produtor que atua de forma individual tem poucas chances de expansão. Ele precisa trabalhar em conjunto”, afirmou. Outro aspecto, segundo o dirigente, teve importância para o crescimento das cooperativas. “A democratização da informação foi muito positiva para o cooperativismo. Repassamos dados e informes sobre mercado em tempo real, via internet, e isso contribuiu para que o sistema cooperativista se tornasse competitivo e ocupasse o espaço que antigamente era das multinacionais”, disse. “Na Cocamar, temos a TV Cooperado, instalada em totens nas unidades e entrepostos, com informações sobre preços e mercados”, observou.
Representação política - O crescimento também foi acompanhado por um fortalecimento da representação política das cooperativas. “A Ocepar atua na defesa dos interesses e reivindicações dos cooperados junto às esferas de poder executivo e legislativo. É um trabalho difícil e árduo”, ressaltou. Ao final, Lourenço reiterou a importância do bom relacionamento na cooperativa. “O cooperado precisa sentir a Cocamar como se fosse sua casa. Por isso trabalhamos para oferecer um ambiente agradável e uma estrutura de qualidade e que gere rentabilidade”, concluiu.