ENCONTROS DE NÚCLEOS: Primeira rodada de 2024 encerra com a participação de 355 lideranças; Centro-Sul recebe última reunião, com a presença de 65 cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Trezentas e cinquenta e cinco lideranças de 83 cooperativas dos sete ramos de atuação do cooperativismo paranaense participaram das quatro reuniões que o Sistema Ocepar promoveu nesta semana, dentro da programação da primeira rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2024, juntamente com as pré-assembleias.

Eventos - Carambeí, nos Campos Gerais, recebeu, nesta sexta-feira (15/03), o último evento, com a presença de 65 representantes de 20 cooperativas do Centro-Sul de cinco ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte e trabalho, bens e serviços. Lá, as cooperativas anfitriãs foram a Cooptur e a Frísia. Esta etapa dos Encontros iniciou na terça-feira (12/03), em São João, com a presença de 70 representantes das cooperativas do Sudoeste. Na quarta-feira (14/03), 120 representantes do Oeste prestigiaram a reunião ocorrida em Assis Chateaubriand. E, nessa quinta-feira (14/03), 100 lideranças de 22 cooperativas das regiões Norte e Noroeste do Estado, prestigiaram o evento realizado em Londrina. A próxima rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos será em outubro.

Programação - As reuniões promovidas nesta semana contemplaram a prestação de contas de 2023 das três entidades que integram o Sistema Ocepar (Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR) e a divulgação do plano de ação para 2024. Os resultados do último ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC200), o plane0jamento estratégico do cooperativismo paranaense, encerrado no ano passado, e o cronograma de construção do novo PRC também fizeram parte dos debates que estão sendo realizados nas reuniões.

 

15º CBC - Outro tema discutido foram as propostas do Paraná que serão levadas ao 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC). Considerado o evento mais importante do setor, o CBC é organizado pelo Sistema OCB e deve contar com a participação de mais três mil lideranças do movimento cooperativista de todo o Brasil, entre os dias 14 e 16 de maio, em Brasília. O objetivo é consolidar novas diretrizes estratégicas do setor para o ciclo 2025-2030. A superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, participou dos Encontros de Núcleos, especialmente para divulgar o evento e destacar a relevância da participação de representantes dos estados no CBC para definir os rumos do movimento cooperativista.

 

 

Conteúdos Relacionados