ENCONTROS DE NÚCLEOS: 2ª rodada de 2023 é finalizada com participação total de 402 lideranças cooperativistas; Ponta Grossa sedia a última reunião

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar está finalizando, nesta segunda-feira (16/10), a série de quatro reuniões que integram a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2023, contabilizando a participação total de 402 lideranças dos sete ramos de atuação das 226 cooperativas paranaenses: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, trabalho e consumo. Os eventos tiveram início na segunda-feira passada (09/10), por Francisco Beltrão, com 70 representantes do Sudoeste. Na terça-feira (10/10), ocorreu em Toledo, com 150 cooperativistas do Oeste e, na quarta-feira (11/10), em Ubiratã, com 90 lideranças do Norte e Noroeste. Ponta Grossa está sediando o último encontro nesta segunda-feira (16/10), com 92 dirigentes de 21 cooperativas do Centro-Sul e tendo a Sicredi Campos Gerais e a Coopagrícola como anfitriãs. A gerente geral do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Fabíola Nader Motta, prestigia o evento.

Êxito - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembra que os Encontros de Núcleos são realizados pela entidade desde setembro de 1990, sempre em duas rodadas ao ano, de forma descentralizada, abrangendo cinco regiões do Estado. Em 2023, a primeira etapa dos eventos foi promovida em março. “É uma iniciativa que nós tivemos lá no início do Programa de Autogestão e hoje eu posso garantir que dificilmente nós teremos êxito em decidir sobre uma proposta nova para o setor se ela não passar por esta experiência dos Núcleos, em que promovemos essa discussão em âmbito regional sobre assuntos de interesse do cooperativismo”, frisa.

Planejamento estratégico - E, desta vez, o assunto em pauta foi o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável das cooperativas do Paraná, cujo trabalho é coordenado pelo Sistema Ocepar. O objetivo foi apresentar os resultados obtidos neste ciclo do PRC200, iniciado em 2020 e que deverá ser encerrado no final deste ano, e debater a nova fase desse trabalho. Ricken avaliou que, neste sentido, esta rodada dos Encontros de Núcleos foi bem-sucedida. “Nós levantamos as demandas das nossas cooperativas e vamos elaborar um belo planejamento”, disse. “O nosso planejamento não é estimado. Ele é calculado e tem uma participação intensa de todas as cooperativas”, acrescentou.

Lançamento - Ainda de acordo com o presidente do Sistema Ocepar, os debates sobre o novo ciclo do PRC iniciaram no mês de junho, durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná, ocorrido em Foz do Iguaçu. “O primeiro exercício é identificar os desafios. A partir disso, é possível, na sequência, estabelecer os objetivos, as metas e calcular os valores que pretendemos atingir dentro da meta financeira. Vamos elaborar um cronograma para vencer essas etapas”, esclarece Ricken. Ele informa ainda que o novo planejamento estratégico do cooperativismo paranaense será lançado oficialmente em julho de 2024, no Fórum dos Presidentes.

Programação - A programação desta segunda rodada dos Encontros de Núcleos está sendo realizada das 10h às 13h e contempla a abertura oficial, apresentação das cooperativas anfitriãs, seguida de palestra com Rodrigo Rodrigues, da Falconi Consultoria, que está falando sobre o cenário e as tendências dos mercados de alimentos, serviços financeiros, saúde e transporte e o papel da liderança para acompanhar essas tendências. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, está apresentando os resultados do Plano Paraná Cooperativo (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, juntamente com o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o coordenador administrativo e financeiro da Fecoopar, Carlos Roberto Gonçalves, e o advogado da Fecoopar, Graziel Pedroso. Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, está conduzindo os debates sobre o novo ciclo do PRC. A coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Soares Gonçalves, está tratando sobre a pesquisa de efetividade.

 

Público - Os Encontros têm como público-alvo os dirigentes, executivos e líderes das cooperativas do Paraná.  

 

Conteúdos Relacionados