ENCONTRO ESTADUAL V: Lei estadual é um reconhecimento à força do cooperativismo, disse Lupion
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM), líder do bloco agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná, disse na manhã desta sexta-feira (07/12), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, que a lei estadual 17.142/12, que estabelece incentivos e mecanismos de apoio ao cooperativismo paranaense, é um reconhecimento do governo à força das cooperativas do Estado. “É uma lei extremamente detalhista e dinâmica, em que colocamos no papel a importância das cooperativas para o Estado e a contribuição que o cooperativismo dá para todo o Brasil e para o mundo”, frisou.
Ensino - O parlamentar lembrou ainda que a nova lei, sancionada em outubro pelo governador Beto Richa, possibilita o ensino do cooperativismo, não de maneira linear, mas inserindo temas ligados ao associativismo em todas as disciplinas escolares. “Outra vantagem é que agora temos a possibilidade das cooperativas de crédito atuarem nos pequenos municípios, junto com as prefeituras, através de convênios”, comentou.
A lei – A Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo, de autoria do deputado Pedro Lupion, e cujo projeto original tem a co-autoria do deputado estadual Ney Leprevost (PP) consiste em um conjunto de diretrizes e normas voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e o seu desenvolvimento no estado do Paraná. O texto também institui o ensino do cooperativismo nas escolas estaduais, além de permitir a participação de cooperativas em licitações e convênios com o poder público.