ENCONTRO ESTADUAL II: Cooperjovem premia as melhores redações
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo divulgar e promover as ações de educação do cooperativismo entre educadores e alunos do ensino fundamental, o Sistema OCB, com o apoio dos sistemas cooperativistas de 12 estados, promoveu este ano o 2º Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem. No total, foram inscritas 18 mil redações. No Paraná, concorreram ao prêmio 7.178 trabalhos, demonstrando o envolvimento das escolas com o programa. A premiação da etapa paranaense foi realizada na última sexta-feira (05/12), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, evento que reuniu 1800 cooperativistas do Estado no Teatro Positivo, em Curitiba.
Redações - Os vencedores da etapa estadual concorreram, com trabalhos de todo o Brasil, ao prêmio nacional. As redações foram selecionadas em três âmbitos: melhores da escola, melhores da cooperativa e as 3 melhores do Sescoop, escolhidas como vencedoras da etapa estadual. "Ficamos muito orgulhosos com o desempenho dos alunos paranaenses", disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao lembrar que a Comissão Julgadora ressaltou a qualidade dos trabalhos produzidos.
O Programa - Desde que foi criado, o Cooperjovem já atendeu mais de 1,2 mil escolas, 9 mil professores e 279 mil alunos. No Paraná participaram no Programa Cooperjovem 22.130 alunos, 887 educadores e 301 escolas, nos 7 anos de atividade. "É importante preparar as futuras gerações para o cooperativismo, ensinando desde cedo os princípios e os valores essenciais do cooperativismo: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e eqüidade, honestidade e ajuda mútua. E o Cooperjovem, com o apoio das cooperativas parceiras, vem desempenhando muito bem este papel", frisa Koslovski.
Vencedores - A premiação do Prêmio Cooperjovem contou com a participação dos personagens do livro "A Turma da Cooperação": Pinho, Pinha, Nina, Kazu, Lucas e Juju. Foram os seguintes os vencedores da etapa estadual do Prêmio:
Primeira fase - 3ª e 4ª séries - 1º lugar (máquina fotográfica digital), Mariana Carvalho Fontes Tozzi e sua professora Maria Elisabete da Silva Peres Henrique, da Escola Municipal Professora Yolanda Cercal da Silva, da Cooperativa Cocari. 2º lugar (bicicleta): Tayrini Wrobel da Silva, aluno da professora Maria Cristina Michalski, da Escola Municipal de Estação do Tronco - Cooperativa Castrolanda. 3º lugar (MP4): Hanyel Sierkoris de Almeida, também aluno da professora Maria Cristina Michalski, da Escola Municipal de Estação do Tronco.
Segunda fase - 5ª a 8ª séries - 1º lugar (máquina fotográfica digital): Kawana Rodrigues Izeppi e sua professora Denise de Oliveira Martins, do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - Cooperativa Cocamar. 2º lugar (bicicleta): Herica Daiane Bornia e sua professora Maria Aparecida Oliveira Lopes, do Colégio Estadual Getúlio Vargas - Cooperativa Copacol. 3 º lugar (MP4): Pietro Augusto Lara e sua professora Valdete Vieira de Paula, da Escola Antonio Franco Ferreira da Costa - Copacol. Também foram premiadas com livros as escolas dos alunos que ganharam o primeiro lugar nas duas categorias: Colégio Estadual Senador Moraes de Barros, representado pela educadora Denise de Oliveira Martins; e Escola Municipal Professora Yolanda Cercal da Silva, representada pela educadora Maria Elisabete da Silva Peres Henrique.