ENCONTRO DE NÚCLEOS I: Evento em Curitiba reúne cerca de 100 participantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar promoveu, na manhã desta sexta-feira (27/05), em Curitiba, mais um Encontro de Núcleos Cooperativos com cerca de 100 participantes de 24 cooperativas do Centro Sul, das quais nove do ramo agropecuário; seis do crédito; quatro da saúde; três do transporte e duas de infraestrutura. O evento teve como cooperativa anfitriã o Sicredi Central Paraná e contou ainda com as presenças de profissionais da Ocepar e do Sescoop/PR. Compuseram a mesa de abertura, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, os diretores Renato Greidanus e Luiz Roberto Baggio; o vice-coordenador do Núcleo Centro-Sul, Marcos César Gonçalves, o vice-presidente  da Central Sicredi PR/SC, Jaime Basso, e os deputados federais Abelardo Lupion (DEM), André Zacharow (PMDB) e Leopoldo Meyer (PSB).

Frencoop - Os deputados foram convidados a discutir a importância da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). O presidente da Ocepar lembrou que o debate sobre o assunto foi deliberado pelo setor em Encontros de Núcleo anteriores. "Foi um pleito das cooperativas para que pudéssemos ter a presença dos parlamentares nas reuniões. É uma oportunidade de ter contato com os nossos representantes na Frente, para que eles possam escutar as aspirações das cooperativas", disse Koslovski. Ele ressaltou que o Paraná é o estado com maior número de representantes na Frencoop. "São 18 parlamentares, entre deputados e senadores", acrescentou. A Frencoop é uma das mais antigas e atuantes no Congresso Nacional. Criada em 1986, está na 54ª legislatura e conta atualmente com 223 membros ao todo, sendo 199 deputados federais e 24 senadores. Segundo o presidente da Ocepar, há várias pendências relacionadas ao cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, entre elas o ato cooperativo e a lei cooperativista.

 

 

Agenda Parlamentar - De acordo com ele, o setor conta com a Agenda Parlamentar do Cooperativismo, publicada há cinco anos pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). "É um documento forte que traz todos os projetos de interesse do cooperativismo, com o posicionamento do setor sobre cada matéria", informou. Koslovski ressaltou ainda que muitas conquistas foram obtidas por meio dessa mobilização constante e com a contribuição dos parlamentares. "Sem esse apoio, não teríamos tido o Recoop, o Sescoop, o Procap-Agro, o Procap-cred e várias outras conquistas dos diferentes ramos. Eles também têm sido fundamentais para viabilizar diversas outras questões importantes", completou Koslovski ao final das discussões sobre a Frencoop, agradecendo a participação dos deputados no evento da Ocepar.

 

 

Programação - O Encontro de Núcleos de Curitiba foi o terceiro de uma série de quatro que integram a programação. As primeiras reuniões foram realizadas na segunda-feira (23/05), em Medianeira, com 150 representantes do cooperativismo do Oeste. Na terça-feira (24/05), o evento aconteceu em Mangueirinha reunindo 65 representantes do Sudoeste. Na próxima segunda-feira (30/05) será a vez de Mandaguari sediar o encontro, com a presença de cooperativistas do Norte e Noroeste paranaense. As três reuniões já contabilizam um total de 315 participantes.

{gallery}noticias/2011/Maio/27/2011527155535/{/gallery}

Conteúdos Relacionados