Encontro de cooperativistas reúne mil pessoas em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pratini de Moraes – Durante o evento, o ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, que foi homenageado com o “Troféu Ocepar 2002”, assinou os primeiros convênios do Prodecoop, beneficiando as cooperativas Coamo (Campo Mourão), Lar (Medianeira), Coasul (São João), Cotriguaçu (Cascavel) e Camisc (Mariópolis). O programa vai destinar a cada uma dessas cooperativas recursos para novos investimentos na expansão de suas atividades e agroindustrialização. Sobre o troféu, Pratini disse que agradece "do fundo do coração essa homenagem simpática e de gente da melhor qualidade". Na seqüência ele ressaltou o papel do cooperativismo do Paraná, destacando que a Ocepar sempre foi uma interlocutora, ao lado da OCB, junto ao Ministério da Agricultura em Brasília.
Marcio Freitas - Ao falar na abertura do Encontro de Cooperativistas, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a assinatura dos primeiros convênios do Prodecoop - Programa de Desenvolvimento das Cooperativas, afirmando que simbolizavam a gestão de Pratini de Morais no Ministério da Agricultura. O projeto, lembrou Freitas, foi apresentado pela OCB ao ministro, que assumiu a sua defesa e conseguiu implantá-lo ainda para este plano de safra. O presidente da OCB disse ainda que se sentia feliz por estar no Paraná, "no meio deste fantástico sistema cooperativista", onde sentia suas baterias "recarregadas" para ser um soldado a serviço do sistema, em Brasília. Lembrou recente teleconferência promovida pela OCB, com transmissão para todo o Brasil, onde se discutiu as tendências do sistema com todos os ramos do cooperativismo.
Roberto Rodrigues - Roberto Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), disse durante o encontro, que o Cooperativismo se apresenta como solução aos problemas econômicos e sociais, e governos de muitos países têm se utilizado de parcerias com o sistema para resolverem seus problemas. Rodrigues chamou atenção para a destruição - pela prática comercial - de alguns valores básicos do Cooperativismo, como a solidariedade, equidade e a moral. O presidente da Abag fez uma palestra durante o encontro, falando dos “Aspectos da Atual Conjuntura Político-Econômica e Social”.
Balanço Social – Durante o encontro, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, apresentou o Balanço Social das Cooperativas Paranaenses. A publicação, elaborada a partir de informações fornecidas pelas cooperativas, traz números atualizados, com destaque para as ações sociais, de educação e cidadania promovidas pelo sistema. Koslovski destacou o valor investido nessa área, que entre 2001 e 2002 foi de R$ 1,1 bilhão, incluindo os recursos aplicados em treinamento de produtores e colaboradores. O Balanço Social mostra o avanço das cooperativas no setor de produção, mas também elenca os principais trabalhos no setor de meio ambiente, saúde, educação, capacitação e demais programas desenvolvidos com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida aos cooperados e a toda comunidade dentro das áreas de atuação das cooperativas.
Homenagens - O Encontro Estadual foi encerrado com uma série de homenagens a líderes cooperativistas e pessoas que de uma maneira ou de outra contribuíram durante 2002 para o fortalecimento do setor. José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, recebeu o Troféu Ocepar, como o cooperativista do ano. Ele foi eleito, durante as reuniões de núcleos realizada em novembro, pelos presidentes de outras cooperativas do Estado. José Gerardo Fontellis, assessor do Ministério da Fazenda para assuntos agrícolas, e Carlos Alberto Coutinho, secretário de Assuntos Federativos, da Secretaria Geral da Presidência da República, receberam a Medalha do Mérito Cooperativista, pelos relevantes serviços prestados ao sistema. Por último, a vice-governadora, Emília Belinati, também foi homenageada pela Ocepar.
Surpresa - A grande surpresa reservada para o encerramento das atividades foi uma homenagem prestada pelo grupo de vice-presidentes da Ocepar a João Paulo Koslovski. O troféu, que destaca a liderança e o trabalho do presidente da Ocepar. “Batalhador, companheiro e conselheiro”, disse Marcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, lembrando que o homenageado é um dos maiores cooperativistas não só do Paraná, mas do Brasil. “Um homem humilde e eficiente”, resumiu Marcio Freitas.