Encontro de Cooperados na Fazenda experimental da Coamo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 4 mil pessoas participaram entre os dias 12 a 21 de fevereiro em Campo Mourão do encontro de cooperados (12 a 18), técnicos (19/02), estudantes e pesquisadores das ciências agrárias (21/02) realizado pela Cooperativa Coamo. Especificamente no dia 19, direcionado aos técnicos, participaram mais de 500 profissionais das cooperativas, empresas de fornecimento de insumos, máquinas, pesquisa e extensão de vários estados Brasileiros e alguns países do Mercosul, que visitaram 10 estações experimentais com trabalhos conduzidos na Fazenda Experimental de 170 hectares da Coamo. A Ocepar esteve presente com o assessor técnico-econômico Robson Mafioletti.

Estações experimentais -Nas estações visitadas foram demonstradas as tecnologias de produção e variedades de soja da Coodetec e Embrapa; híbridos de milho; condições técnicas e operacionais de pulverizadores; tecnologia de uso e aplicação de produtos agrícolas; destino de embalagens vazias e manejo de plantas daninhas; manejo de doenças da soja; pecuária resultados, espécies de pastagens e suplementações; e o programa Coamo de manejo de plantas daninhas resistentes aos herbicidas e recomendações alternativas para o seu controle.

Lavoura/pecuária - Entre os destaques estavam as estações de pecuária, onde os resultados do projeto de integração lavoura pecuária desenvolvido pela Coamo, Iapar e UFPR com apoio da Syngenta vem apresentando uma alternativa altamente rentável para a agropecuária Paranaense com bovinos ganhando mais de 1,0 kg de peso/dia exclusivamente a pasto.

Ervas daninhas - O manejo de plantas daninhas e as recomendações para o seu controle também começam a apresentar resultados. Nesse projeto foram enviadas amostras de solos de todas as unidades da Coamo para a fazenda experimental (em torno de 16 toneladas), que conduziu os testes em vasos com a análise do banco de sementes nas propriedades dos cooperados e verificados as principais plantas daninhas resistentes. Em paralelo foram convidadas as 6 principais empresas de defensivos agrícolas (herbicidas) para apresentarem sugestões de manejo e controle das plantas daninhas resistentes.

Conteúdos Relacionados