EMPREENDEDOR RURAL: Alckmin destaca associativismo e cooperativismo no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“O pequeno fica grande e o mais fraco ficar forte. O Paraná é um belíssimo exemplo para o Brasil de associativismo e cooperativismo”. Estas foram as palavras do governador de São Paulo, Gealdo Alckimin, para uma platéia de mais de três mil pessoas que lotaram o auditório do Expotrade (Pinhais), na Região Metropolitana de Curitiba, durante o IV Encontro Estadual de Empreendedores Rurais, realizado pela Faep, Senar-PR, Fetaep e Sebrae-PR. Alkimin, que foi um dos conferencistas convidados também afirmou que a pior política é a da omissão. "O caminho é o da participação. Não existe fórmula mágica para resolvermos os problemas. O que o este programa (Empreendedor Rural) está fazendo é chamar a atenção das pessoas para mudar e participar. As coisas mudam muito rápido. Não podemos deixar que a agroindústria, mola propulsora do Brasil, fique de fora destas mudanças", destacou.
Participantes - Além dos 2,2 mil concluintes da Fase 1 do Programa, cerca de 800 convidados, entre os quais 500 veteranos do próprio PER, prestigiaram o encontro. A programação começou pela manhã com a abertura do evento e estendeu-se até a noite, com a entrega da premiação dos projetos de encerramento das turmas do primeiro semestre de 2005. O superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa participou do evento. A intenção dos parceiros é trazer nomes que possam repassar aos participantes sua experiência em termos de empreendedorismo. Os convidados das edições anteriores do Empreendedor Rural do Paraná foram o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi e o senador Osmar Dias.
Competitividade - O presidente da Faep, Ágide Meneguette, falou das razões que levaram à implantação e desenvolvimento do Empreendedor na área rural. "Queremos uma produção no campo com competitividade e maior renda. Mas para que isto aconteça não basta que nossos trabalhadores e produtores saibam produzir com mais eficiência". Conforme o dirigente, "eles precisam saber como funciona o mundo dos negócios e da política, como funciona a sociedade para poderem ser ativos dentro dela, atuar para que as coisas aconteçam e aconteçam de acordo com nossas necessidades e desejos".
Crescimento - A experiência deu tão certo que o Programa vem crescendo acima da expectativa dos idealizadores. "O que queremos com o Programa Empreendedor é justamente mudar a realidade do Paraná, criando massa crítica que vai proporcionar um maior desenvolvimento econômico e social do Estado", assevera. O Programa Empreendedor Rural já soma 9 mil jovens. Mais de mil desses empreendedores estão atualmente participando da FASE 3, de formação de lideranças, aptos a mobilizar as suas comunidades e discutir os problemas da sociedade. (Com informações da assessoria de imprensa da Faep)