EMBRAPA 50 ANOS: Contribuição da empresa para agricultura paranaense é destaque na Assembleia Legislativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

embrapa 23 10 2023Em comemoração aos 50 anos da Embrapa, as chefias das Unidades Embrapa Florestas e Embrapa Soja, localizadas no Paraná, participam do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), nesta segunda-feira (23/10), às 14h, quando vão fazer uma apresentação sobre a contribuição da empresa para o desenvolvimento do estado.

Mais informações - Após a apresentação, as chefias e as equipes das Unidades estarão na sala Caíto Quintana, nas dependências da Alep, para apresentar ao público mais informações sobre a Embrapa. Além disso, estará aberta a Exposição “Embrapa 50 anos e Unidades no Paraná”, no Saguão Principal, de 23 a 27 de outubro, onde serão apresentadas as tecnologias que colaboram com o incremento constante das cadeias produtivas.

Eixos de pesquisa - A Embrapa Soja vem direcionando suas ações em quatro eixos de pesquisa: Genética Avançada, Bioinsumos, Soja Baixo Carbono e Agricultura Digital. A Embrapa Florestas, entre suas diversas linhas de pesquisa, tem trabalhado no estado com temas como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de áreas degradadas e Reserva Legal, pupunha para palmito, sistemas de produção para florestas plantadas (energia, papel, celulose, madeira), erva-mate, araucária/pinhão e controle biológico de pragas florestais. Diversas outras pesquisas e tecnologias são transversais aos temas e também beneficiam o Estado. Essas linhas de pesquisa estarão demonstradas na Exposição.

Contribuição efetiva - Em 50 anos, a Embrapa e seus parceiros ajudaram a transformar a agricultura brasileira, contribuindo com a competitividade do campo, de forma sustentável. No caso da soja, a tropicalização da semente permitiu ao Brasil deixar de ser importador do grão, na década de 1970, para se tornar o maior produtor e exportador de soja no mundo. Na safra 2022/23, o Brasil produziu 154 milhões de toneladas de soja e p Paraná é o segundo maior produtor de soja brasileiro (22.384,9 milhões de toneladas em 5 milhões de hectares), atrás de Mato Grosso.

Soja - Desde 1975, a Embrapa Soja, que fica em Londrina, vem atuando no desenvolvimento de tecnologias que dão sustentação à produção da soja no Brasil. Além do desenvolvimento de novas cultivares, a Embrapa Soja tem preconizado práticas de manejo responsável, que vão desde a semeadura até a pós-colheita da soja, como: aprimoramento permanente do sistema plantio direto na palha; manejos integrados de pragas, plantas daninhas e doenças; manejo, fertilidade e conservação do solo; inoculação e coinoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio; tecnologia de sementes; adaptação às mudanças climáticas; entre outras.

Florestas - Desde sua criação, em 1978, a Embrapa Florestas colocou um significativo número de tecnologias à disposição do setor florestal brasileiro. Elas permitem melhor eficiência produtiva, a redução dos custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente.

Todas as fases - As tecnologias pesquisadas e disponibilizadas pela Embrapa Florestas estão voltadas para todas as fases do manejo florestal, tanto de espécies nativas quanto introduzidas, tais como eucalipto, pínus, araucária, erva-mate, pupunha, entre outras; melhoramento genético; manejo integrado de pragas, com controle biológico; recuperação de áreas degradadas; sistemas agroflorestais; produtos não-madeireiros, tais como pinhão, erva-mate, palmito e gabiroba; monitoramento ambiental; florestas destinadas à produção de energia; mudança do clima; integração lavoura-pecuária-floresta; biotecnologia florestal; química verde; nanotecnologia. (Assessoria de Imprensa Embrapa)

 

Conteúdos Relacionados