Embalagens de agrotóxicos terão destino adequado em Santa Catarina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No próximo mês, os agricultores de Santa Catarina receberão informações sobre o tratamento que deve ser dado às embalagens vazias de produtos agrotóxicos, utilizados nas lavouras. A iniciativa é do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) que lançará campanha de conscientização sobre o destino correto das embalagens. A motivação surgiu do levantamento preliminar do Inpev, em Santa Catarina, que revelou que o retorno das embalagens vazias tem sido muito baixo, apenas 12%. Esse índice pode ser reduzido ainda mais, se levar em conta que o tratamento não é adequado, ou seja, a lavagem tríplice como manda a legislação de embalagens de agrotóxicos, não tem sido feita

Difusão - A gerente de Educação e Comunicação do Inpev, Juliana Hosken e o coordenador Técnico da Ocesc, Milton Dallago, visitaram a Fecoagro para solicitar apoio na divulgação das mensagens. Para a campanha, está prevista distribuição de folders, cartazes, folhetos explicativos, além de mídia impressa e eletrônica nos principais meios de comunicação utilizados pelos agricultores.

Alternativa - De acordo com Juliana Hosken, os agricultores precisam ter a consciência de que o tratamento adequado das embalagens de agrotóxicos, além de preservar a saúde e o meio ambiente, poderá oferecer rentabilidade aos produtores por meio da reciclagem. As embalagens vazias podem ser aproveitadas para fabricação de conduítes, cordas, eletrotubos, embalagens para lubrificantes, mourão de cercas; barrica para incineração, barricas de papelão e economizador de concreto. (Fonte: Informativo OCB)

Conteúdos Relacionados