Em Brasília: Ocepar e Faep entregam abaixo-assinado em favor dos transgênicos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e a Organização das Cooperativas do Estado Paraná (Ocepar) entregaram ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, um abaixo-assinado de produtores paranaenses favorável ao plantio da soja transgênica. O documento traz a assinatura de mais de 35 mil agricultores de 330 municípios do Estado que reivindicam direito de plantar soja transgênica. Durante o encontro, o ministro Roberto Rodrigues disse aos representantes do setor produtivo do Estado que a posição do Paraná é importante e que deve ser considerada. Segundo João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar, o ministro se comprometeu em dar encaminhamento à discussão e entregar o material com o abaixo-assinado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após o encontro com o ministro, a comitiva também entregou o documento na Comissão de Agricultura da Câmara Federal.
Coordenação Política – As assinaturas foram ainda encaminhadas ao secretário de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo. Na secretaria, os representantes do setor produtivo paranaense foram recebidos pelo secretário-adjunto, Eduardo Bomfim e pelo chefe de gabinete J. Messias de Souza. Na avaliação do presidente da Ocepar, as reuniões em Brasília foram importantes porque “mostramos que existe um significativo número de produtores, a maioria deles que estão na atividade, desejam plantar soja transgênica”. João Paulo Koslovski espera que essa mobilização realizada a partir do Paraná possa sensibilizar o Congresso Nacional para a aprovação da Lei de Biossegurança e da MP dos trasngênicos. A comitiva também esteve com o líder do PMDB, deputado José Borba, pedindo apoio para seja agilizada a tramitação da Lei de Bissegurança na Câmara.
Expectativa - A expectativa agora, segundo Koslovski, é que haja uma definição o mais rápido possível por parte do Congresso Nacional em relação aos transgênicos. “Precisamos de um marco referencial definitivo”, disse o presidente da Ocepar, destacando que isso é necessário para maior segurança e tranqüilidade do produtor brasileiro.
Comitiva - Na audiência com o ministro, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e da Faep, Ágide Meneguette estiveram acompanhados pelos deputados Odacir Zonta (SC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Moacir Micheletto, Abelardo Lupion, Dilceu Sperafico, Eduardo Sciarra, Ricardo Barros e Darcísio Perondi, este último do Rio Grande do Sul. Marco Aurélio Fuchida, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Carlos Augusto, da Faep, também acompanharam a reunião.