EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA: Encontro reúne 450 profissionais de educação em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi aberto na noite desta terça-feira (18/10), no Cietep, em Curitiba, o Encontro Interestadual Paraná e São Paulo dos programas Cooperjovem e União Faz a Vida. Participam cerca de 450 professores municipais e assessores sociais de cooperativas do Paraná e de outras duas cidades do interior de São Paulo, Mirassol e Taquarituba. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, do presidente da Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock, do presidente do Bansicredi, Ademar Schardong, de Maurício Rosa, representante da Secretaria Estadual de Educação e Maurício Cordeiro Alves, gerente geral do Sescoop Nacional.

 

Abrangência - Este é o segundo evento estadual realizado em conjunto entre os dois programas e a ideia é promover a troca de experiências entre os profissionais que atuam tanto com o Cooperjovem, coordenado pelo Sescoop Paraná, como pelo A União Faz a Vida, pela Sicredi. Ambos tem como objetivo o desenvolvimento e promoção do cooperativismo, da educação e da cidadania junto a estudantes de ensino fundamental das escolas municipais. No Paraná, os dois programas contam com a participação de 2.808 educadores e aproximadamente 39 mil alunos.

 

Parceria – Para o presidente da Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock, a parceria firmada entre o Sescoop Paraná e A União Faz a Vida, no ano passado e que agora se consolida com este segundo evento, fortalece a atuação do cooperativismo no estado do Paraná. “Estamos bastante felizes com essa integração e podemos dizer que quem ganha são os municípios, as escolas, alunos e professores e, principalmente, o cooperativismo”. O dirigente também enalteceu o fato de mais uma força ter aderido ao programa desenvolvido pelo Sicredi, o Sescoop de São Paulo, que chega para impulsionar o desenvolvimento dos programas de educação, A União Faz a Vida e Crescer e Pertencer naquele estado. “Ficamos muito felizes com o ingresso do município de Mirassol, primeira cidade do interior de São Paulo a aderir ao programa e que se integra a essa colmeia que é o cooperativismo”, frisou Manfred. Outro município de São Paulo, Taquarituba, também está organizando o programa e deverá ser a segunda cidade a aderir.

 

Ensinando cidadania – Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski também fez questão de frisar que a integração dos programas é importante não só para fortalecer o cooperativismo, mas especialmente para levar a milhares de jovens paranaenses a oportunidade de ter uma visão diferente de uma sociedade mercantil. “Através do Cooperjovem e A União Faz a Vida, os estudantes mudam seus conceitos, apreendem cooperar, a serem mais solidários, de que a autoajuda é um caminho possível para podermos conquistar a verdadeira cidadania. Com certeza todos esses ensinamentos irão influencia efetivamente na vida dessas pessoas, afinal estamos formando cidadãos para o mundo”. Koslovski lembra que outro ponto positivo dessa parceria é que a limitação de recursos que existem nos dois programas, podem ser otimizados em ações conjuntas dentro de um mesmo município e atingir um maior número de professores e alunos.

 

Soma de esforços - “Por todos esses motivos é que enaltecemos a parceria firmada com a Central Sicredi PR/SP visando aproximar o Cooperjovem e o programa A União Faz a Vida. São programas de educação cooperativista eficientes, com resultados comprovados, e que já se consolidaram no estado”, lembrou Koslovski. Para o presidente do Sistema Ocepar, “a aproximação desses programas tende a fortalecer as duas ações porque irá promover uma troca de experiências e também uma soma de esforços em torno de um objetivo comum: propagar um conhecimento que pode fazer uma grande diferença no futuro das nossas crianças, do nosso Estado e do cooperativismo. Afinal, o mais importante é saber cooperar”.

 

Governo - Maurício Cordeiro Alves, que no evento representou o secretário da Educação, Flávio Arns, disse que é meta da secretaria a melhoria do ensino nas escolas do Paraná. “Fui incumbido pelo secretário para vir aqui e dizer que ele apoia essa iniciativa e que sua meta é trabalhar de forma conjunta também com o cooperativismo, filosofia a qual muito admira”. Sobre a proposta apresentada recentemente pelo Sistema Ocepar, sobre a inclusão do ensino de cooperativismo nas escolas estaduais do Paraná, Cordeiro Alves disse “que em breve a secretaria estará envolvida nesse projeto”.

 

Reconhecimento - Para Koslovski, a própria participação da secretaria na abertura do evento é uma demonstração de sensibilidade de que a proposta apresentada está sendo estudada. “Precisamos ter, por parte do governo e da secretaria, o reconhecimento de que hoje o cooperativismo é um instrumento imprescindível para o desenvolvimento tanto econômico como social dos municípios. Mais de 2,5 milhão de paranaenses tem uma veiculação direta com o cooperativismo e temos hoje 10 cooperativas com R$ 1 bilhão ou mais de faturamento, gerando emprego, distribuindo renda e transformando a vida das pessoas. Tivemos uma sinalização positiva do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, sobre o tema e esperamos que realmente o cooperativismo passe a fazer parte da grade curricular no ensino fundamental nas escolas estaduais, nos moldes que acontecem em mais de 300 escolas municipais do Paraná e de São Paulo”, lembrou.

 

Revista – Durante a abertura do evento também foi lançada a segunda edição da revista Vida Cooperativa, que traz exemplos de vários projetos bem sucedidos desenvolvidos por meio dos dois programas. Na sequência aconteceu uma apresentação cultural do grupo comandado por Hélcio Pimentel. O encontro prossegue nesta quarta-feira (19/10), com a apresentação das palestras “Resiliência e o Educador”, ministrada por Eduardo Carmello; “Ação em conjunto: Programas Cooperjovem e A União Faz a Vida”, por Sérgio Cordioli e “Educação e Valores”, por Hamilton Werneck.

 

Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e prática da cooperação. O Sescoop/PR o adotou no sentido de contribuir com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativista. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado em parceria com cooperativas e escolas. No Paraná, o programa abrange atualmente 10.000 alunos, 564 professores, de 131 escolas, em 41 municípios e participação de 12 cooperativas.

 

A União Faz a Vida - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná e São Paulo, são 27 municípios participantes, abrangendo 186 escolas, 29.271 alunos e 2.244 educadores.

{gallery}noticias/2011/Outubro/19/2011101915856/{/gallery}

Conteúdos Relacionados