DIVERSIFICAÇÃO: Amunop quer plantar laranja e uva em parceria com a Corol

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Plantar 4 mil hectares de laranja e 1,2 mil hectares de uva. Essa é a meta dos produtores da Amunop – Associação dos Municípios do Norte do Paraná -, dentro de um programa liderado pela Emater (regional de Cornélio Procópio) em parceria com a Corol Cooperativa Agroindustrial, e ainda com o incentivo das prefeituras daquela região. Mais de 50 representantes da Amunop, entre prefeitos, secretários de agricultura e técnicos, conheceram nesta sexta-feira o Projeto de Fruticultura da Corol, em Rolândia. Além de palestras técnicas sobre as vantagens da laranja e da uva, eles também visitaram lavouras e a indústria de citrus da cooperativa, a qual exporta suco concentrado para a Europa e Israel.

Viabilidade - Para o presidente da Corol, Eliseu de Paula, os números mostram que a fruticultura é plenamente viável na região, oferecendo uma receita superior a soja, trigo e outras culturas. “Com a organização dos produtores, a diversificação e a adoção de tecnologias é perfeitamente possível elevar a renda do agricultor e o PIB agrícola dos municípios”, argumentou. Com o objetivo de despertar o interesse dos agricultores para a fruticultura, o gerente regional da Emater em Cornélio Procópio, Manuel Pessoa de Lira, anunciou que serão realizadas reuniões nos municípios para apresentar a viabilidade da laranja e da uva industrial.

Maior receita - Além de renda superior a cultura de grãos, Manuel disse que a fruticultura elevará a receita dos municípios, e ainda aumentará significativamente a oferta de mão-de-obra no campo. “O grande diferencial desse projeto da Corol é que o produtor terá toda assistência técnica e ainda garantia de comercialização da produção”, disse o gerente da Emater. Após conhecer a indústria e pomares de laranja, o Secretário de Agricultura de Sertaneja, Amerson Gertuli, afirmou que, “a melhor alternativa é incentivar o produtor a diversificar a sua propriedade. Essa visita em Rolândia fortaleceu a nossa convicção de que a fruticultura é uma ótima opção de diversificação para a nossa região”.

Conteúdos Relacionados