Dirigentes da OCB/DF e do Sescoop/DF visitam a Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a finalidade de conhecer um pouco mais sobre as principais atividades desenvolvidas pelo Sistema Ocepar, durante três dias, quarta (10), quinta (11) e sexta-feira(12), um grupo de profissionais da Organização das Cooperativas do Distrito Federal e do Sescoop/DF, liderados pelo seu presidente, Roberto Marazi, permaneceram em Curitiba. Acompanham a visita também, o superintendente da entidade, Remy Gorga Neto, o gerente de capacitação, Anderson Gariglio e o técnico, João Paulo Camargos.

Exemplo - Segundo Marazi, esta vinda ao Paraná faz parte de um projeto que a OCDF desenvolve com apoio do Denacoop/Mapa. "Temos o Paraná com um dos melhores exemplos de organização do sistema cooperativista, por isso viemos, através deste intercâmbio buscar informações e ver o que poderemos implantar em nossa organização". Ele destacou o importante trabalho que as cooperativas do Paraná desenvolvem no campo da responsabilidade social. "Fiquei mais surpreso ainda ao receber a segunda edição do Balanço Social publicado pela Ocepar e pelo Sescoop-Pr, um trabalho extremamente importante e que deve contribuir significativamente para a divulgação do cooperativismo paranaense a nível nacional", lembrou.

Estrutura - Marazi lembra que tanto a OCDF como o Sescoop/DF possuem uma estrutura extremamente pequena. "Nosso quadro funcional é bastante pequeno, pois nossos recursos também são limitados. Temos um total de nove pessoas atuando no sistema em Brasília, cinco funcionários da OCDF e apenas quatro no Sescoop o que limita muito uma atuação mais ampla como a que a Ocepar desenvolve aqui no Paraná. Mas estamos vivos e lutando", frisa ele. Hoje o sistema no Distrito Federal representa um total de 311 cooperativas, na maior parte dos ramos habitacionais e de trabalho. Existem no DF apenas quatro cooperativas agropecuárias filiadas a OCDF.

Habitacional - O presidente da OCDF faz questão de ressaltar que o cooperativismo deu e ainda dá uma contribuição grande para o desenvolvimento de Brasília. "Atualmente, as cooperativas habitacionais estão construindo mais de 100 empreendimentos no DF. De 1991 para cá, estas cooperativas foram responsáveis pelo surgimento de diversas cidades satélites, gerando emprego e tornando realidade o sonho de muitas pessoas", lembra.

Conteúdos Relacionados