Dia mundial da alimentação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para acabar com a fome no mundo é preciso, primeiro, acabar com a exclusão social, afirmou José Tubino, representante da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) no Brasil, no Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje, dia 16 de outubro em todo mundo. Em entrevista a Radiobrás, Tubino disse que programas como o Fome Zero são um exemplo a ser seguido. "Somos parceiros do governo neste programa que é complexo, difícil e ainda está em andamento. O Fome Zero está em linha com os acordos mundiais de combate à fome", lembrou.

Dia especial - Aliança Internacional Contra a Fome é o tema deste ano para o Dia Mundial da Alimentação. A FAO estima que em todo o mundo 840 milhões de pessoas passem fome. De acordo com José Tubino, o combate à fome depende de alianças entre os governos federal, estadual e municipal, setor privado e sociedade: "É preciso demonstrar concretamente que essas alianças funcionam". O Dia Mundial da Alimentação foi instituído em 1945, com a criação da FAO, no Canadá. Desde 1981, a comemoração se baseia em temas de destaque para os países participantes. Em seu site na Internet, a FAO explica que a meta até 2015 é reduzir à metade o total de pessoas que passam fome no mundo. Nos últimos anos, esse número vem sendo reduzido em apenas 2,5 milhões por ano. "Todas as pessoas têm o direito de desenvolver sua capacidade biológica e mental, e com fome as pessoas não atingem esse desenvolvimento", concluiu Tubino.

Dia do Anestesiologista - Fomos informados pelo Dr. Octaviano Baptistini, presidente da MedCred e ex-presidente da Cooperativa de Anestisiologista, que hoje também se comemora o Dia do Anestesiologista. Segundo ele, Dr. Morton executou o primeiro ato anestésico nesta data. Ele também ressalta que dia 18 de outubro se comemora o Dia do Médico. Aqui então a nossa homenagem a estes profissionais que tanto tem feito em prol da sociedade e do cooperativismo.

Conteúdos Relacionados