DIA C: Comunidade da CIC prestigia celebração do Dia de Cooperar no Parque dos Tropeiros, em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O tempo ensolarado e a temperatura agradável ajudaram a tornar mais bonita e movimentada a celebração do Dia C – Dia de Cooperar, juntamente com a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, sábado (01/07), no Parque dos Tropeiros, no bairro CIC (Cidade Industrial de Curitiba), escolhido pela segunda vez pelo Sistema Ocepar, cooperativas e entidades parceiras, para realizar o evento na capital paranaense. A primeira foi em 2018. Nesta edição, mais de cinco mil pessoas visitaram o local. Na oportunidade, a comunidade pode desfrutar de uma programação variada, que incluiu prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, trabalho, justiça, além atividades culturais, lazer e muita solidariedade.

Alegria - “É uma alegria muito grande estar aqui hoje comemorando o 101º Dia Internacional do Cooperativismo e o Dia de Cooperar. Nós estamos no Brasil todo com esse movimento e, no Paraná, a data está sendo celebrada em todas as regiões. Hoje, a diretoria da Ocepar está reunida de forma descentralizada, cada diretor participando em sua região. É um movimento muito importante. Não é por acaso que escolhemos o Parque dos Tropeiros para realizar o nosso evento. Aqui tem um sinal de cooperativismo. Nós já tínhamos realizado o Dia C numa área mais central de Curitiba, e, após alguns anos, entendemos que temos que ir para as comunidades, onde existe uma maior necessidade de cooperação. Nós queremos plantar uma sementinha da cooperação aqui e torcemos muito para que surjam cooperativas fortes que ajudem a organizar a comunidade”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao abrir as atividades do Dia C na capital paranaense. Clique aqui e confira na íntegra o discurso do presidente do Sistema Ocepar.

Dia familiar - E muitos foram em família ao Parque dos Tropeiros para participar do Dia C. Elias José de Oliveira, que mora há 40 anos no bairro CIC, estava acompanhado da esposa e de mais três filhas. Ele aproveitou para cortar o cabelo gratuitamente com um dos sete alunos que estão concluindo o curso de cabeleireiro do Senac e que estavam à disposição dos visitantes do Dia de Cooperar. “Sempre é bom economizar um pouco e ajudar o pessoal que está aprendendo a cortar cabelo. Achei que eles fizeram um bom trabalho”, afirmou. Ele também estava bem animado em participar do evento. “Isso é bom porque ajuda a comunidade a se conhecer melhor e também a ter acesso a serviços que são prestados para a população. É algo que torna agradável o dia para a família. Se torna um dia familiar”, acrescentou.

Ação maravilhosa - Já Tereza Pereira de Azevedo, que reside na CIC há 16 anos, já havia participado do Dia C em 2018 e estava no evento deste ano com sua filha de 6 anos. “Essa ação é maravilhosa. Muito boa porque tem muitas atividades, principalmente para as crianças, mas para nós também. Desta vez, tem mais opções e está dando para aproveitar mais. Está bem gostoso”, afirmou. Ao seu lado estava Daiane Portugal, há 20 anos no bairro, também com sua filha de 6 anos. “É a primeira vez que venho com a minha filha e vou vir mais vezes, com certeza. O lugar está bem animado, tem bastante coisa para as crianças, gostei mesmo. As pessoas que organizaram o evento estão de parabéns”, frisou.

Importância - O coordenador de Assuntos Comunitários da Administração Regional da CIC, Santiago Aguiar, destacou a importância das atividades do Dia de Cooperar para a comunidade. “Agradecemos por este evento tão bonito e bem-organizado que o Sistema Ocepar está proporcionando em nossa comunidade. Parabenizo toda a equipe, juntamente com os parceiros cooperados. Fico muito feliz por, mais uma vez, termos sido escolhidos como anfitriões para sediar este evento, entre as 10 regionais, dos 75 bairros de Curitiba”, disse. “É muito importante esse tipo de ação, que traz prestações de serviços e informações para a comunidade pois isso faz com que ela se torne mais participativa, seja no voluntariado, na interação entre os moradores daqui, aprendendo, tendo essa festividade”. “Os moradores acabam conhecendo mais serviços e outras empresas que nem sabiam que existiam. Essa iniciativa é muito importante para a nossa região”, acrescentou.

Necessidade - “Para nós, essa ação é muito relevante porque traz informações que a população necessita. A comunidade da CIC é muito carente e precisa disso. O evento é realizado ainda aproveitando o Parque dos Tropeiros, que é um espaço maravilhoso, com atividades culturais. É algo que também educa e isso tudo é muito importante”, afirmou Regina Reis, vice-presidente da União das Associações de Moradores e Clube de Mães da CIC (UniCIC).

Mutirão de serviços - “Hoje, Curitiba agradece, em meu nome e do prefeito Rafael Grega, essa ação de cooperar. O Dia de Cooperar, realizado no Parque dos Tropeiros, um dos parques mais bonitos da nossa cidade, encravado aqui na Cidade Industrial, traz serviços de todas as áreas para a comunidade. Isso é muito bom e importante. E a gente gosta bastante quando esses mutirões de serviços são descentralizados para perto da comunidade. Isso traz economia de tempo e custo, reunindo todas as ações num mesmo local. Os serviços da Prefeitura também estão aqui para fortalecer essa parceria. Então, eu quero agradecer ao presidente [do Sistema Ocepar, José Roberto] Ricken e a todas as cooperativas parceiras”, afirmou o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal das Cidades, Eduardo Pimentel. “O nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida do cidadão curitibano e o Sistema Ocepar está nos ajudando. Curitiba e o Paraná têm o cooperativismo na veia”, complementou.

Aproximação - Presente ao Dia de Cooperar com duas assessoras para orientar os participantes do Dia C sobre questões jurídicas, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Régis Sartori, que também atua no Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, falou sobre como é fundamental estabelecer esses meios de aproximação com os cidadãos. “O Ministério Público sempre está perto da comunidade e, num dia festivo como este, o Dia de Cooperar, nós não poderíamos deixar de estar presentes. Eu pessoalmente tenho uma grande simpatia pelo sistema cooperativo, pois desde a minha infância a minha família é cooperada e, por meio da minha profissão pude conhecer mais o cooperativismo e hoje sou cooperado também. Então, para mim é um prazer estar aqui. É muito especial estar com várias entidades neste evento. E o Ministério Público sempre está à disposição da sociedade e do sistema cooperativo para o atendimento da população”, afirmou.

Valorização - O Dia C contou ainda com a presença do presidente do CIEE, Antonino Caron. Para ele, por meio dessas ações, é possível criar oportunidades de valorização do ser humano. “Quando a pessoa se prepara para ser mais competente, tanto na convivência social como na empresa, ela se torna muito mais produtiva, mais otimista, ela se realiza como pessoa, promove e valoriza a empresa. Então, esse trabalho junto com a Ocepar é extremamente importante na promoção, na valorização do ser humano, principalmente daquelas pessoas menos capacitadas na sua fase inicial, mais interessadas no aprendizado. Dessa forma, a gente gera grandes oportunidades de valorização, de promoção, de estímulo e de autoconfiança, para que elas se tornem capazes de se auto resolver ao longo da vida”, frisou.

Atividades - As atividades do Dia C em Curitiba foram realizadas em dois locais: no palco, teve a abertura oficial, palestras sobre ensino superior, com representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e sobre como se preparar para entrevista de trabalho, com profissionais do Centro de Integração Escola Empresa (CIEE), além de apresentações artísticas e Gincana dos Resíduos, com o Grupo Sou Arte, de Campo Mourão (PR).

Tendas - Nas tendas, os serviços disponíveis foram: aferição de pressão arterial e teste de glicemia, com a presença de voluntários da Unimed Curitiba e Cooenf; avaliação nutricional e bioimpedância, com a Unimed Paraná; avaliação odontológica, com a Dental Uni; exames preventivos de câncer, com o Sesi; cortes de cabelos gratuito, com o Senac; educação financeira para adultos e crianças, com o Sicredi e Sicoob; cadastro de currículos para vagas de estágio e para o Programa Jovem Aprendiz, com o CIEE e o Projeto Gerar; orientações sobre serviços da justiça ao cidadão, com o Ministério Público; apresentação do protótipo de um carrinho inovador para os carrinheiros desenvolvido por meio do Projeto Formiga, com a Fiep; e o Projeto Cidade Educadora e doação de roupas, com a Administração Regional da CIC. A Coonagro promoveu distribuição de pipoca e algodão-doce.

Sobre o Dia C - O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas pelo cooperativismo em todo o país, com apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas unidades estaduais, como o Sistema Ocepar. As ações do Dia C são promovidas pelas cooperativas durante todo o ano, mas no Dia Internacional do Cooperativismo elas se mobilizam para dar mais visibilidade às atividades de responsabilidade social executadas pelo setor, seguindo o sétimo princípio do movimento cooperativista, que é o interesse pela comunidade. Saiba mais acessando o site: https://diac.somoscooperativismo.coop.br/.

Conteúdos Relacionados