Destaques do Dia de Campo de Verão da Cocamar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A área de 6,7 hectares da Unidade de Demonstração de Tecnologia da Cocamar, situada na PR-317, saída de Maringá para Campo Mourão, apresentará aos 2,5 mil produtores esperados para a edição deste ano, que acontece nesta quarta e quinta-feira, os últimos lançamentos em matéria de variedades de soja e milho, novidades em agroquímicos, fertilizantes e equipamentos, entre outros. Nos dois dias, os produtores, vindos de todas as regiões de atuação da cooperativa, terão à sua disposição dezenas de experimentos desenvolvidos juntamente com de mais de 40 empresas parceiras. As visitas dos produtores são previamente planejadas e organizadas em pequenos grupos para que os mesmos, ao chegarem, possam receber um completo atendimento, cumprindo um roteiro por estandes e áreas experimentais, onde ouvem explicações de especialistas.

Destaques - Dentre as novidades oferecidas, o que costuma atrair mais a atenção dos produtores é a mostra de desempenho dos novos cultivares de soja e algodão e os lançamentos em híbridos de milho. Além das características agronômicas são apresentadas as melhores épocas de plantio e densidades, de acordo com a cultivar e a fertilidade do solo. Outros trabalhos trazem avaliações com o uso de adubos e adjuvantes foliares, bioestimulantes, promotores de crescimento, fertilização e tratamento de sementes, e de controle de pragas, doenças e ervas daninhas com os mais variados inseticidas, fungicidas e herbicidas existentes no mercado. O monitoramento da ferrugem da soja será destaque este ano com um pesquisador da Embrapa orientando os produtores sobre como fazer esse trabalho, bem como identificar o problema e controlar a doença.

Conservação - Preocupada com a conservação do solo, a Cocamar apresenta também diversos trabalhos com manejo e recuperação de solos, fertilização, uma demonstração do efeito da compactação e a importância da rotação de culturas. Como a área em que esse trabalho é desenvolvido já está em seu quarto ano de condução, é possível ver nitidamente a diferença na produção de soja nas áreas onde foi feita a rotação e onde foi cultivado milho e soja somente, como é feito pela maioria dos produtores.

Inverno - O girassol, mesmo sendo recomendado pela Cocamar como uma opção de inverno para a região, chama a atenção e foi cultivado no verão para demonstrar a tecnologia de cultivo. Na próxima safrinha devem ser plantados 3.500 hectares na área de ação da cooperativa. “É uma cultura que pode dar bons resultados, se os produtores seguirem as recomendações técnicas, entrando como mais uma opção de inverno, junto com a canola, o trigo e o milho safrinha”, afirma o engenheiro agrônomo Antonio Sacoman, coordenador técnico de grãos e arenito da Cocamar. O Dia-de-Campo de Verão abre o calendário de 2005 de realizações da cooperativa, que incluirá centenas de outras iniciativas do gênero em diferentes municípios, abrangendo culturas como soja, milho, trigo, canola, café e laranja.

Conteúdos Relacionados