DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Banco do Brasil apresenta estratégia para Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O gerente de Mercado do Agronegócio do Banco do Brasil, Sérgio Mantovani, e o responsável pela equipe de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco, José Altair Chemin, participaram de uma reunião na Ocepar, na manhã desta quarta-feira (24/01), com o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, e um grupo de funcionários das áreas técnicas da Ocepar. Mantovani e Chemin vieram apresentar à Ocepar, que é parceira do Banco do Brasil, a estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). A DRS é uma estratégia de atuação junto às comunidades, mobilizando agentes econômicos, políticos e sociais para impulsionar o desenvolvimento sustentável em diversas regiões, respeitando as características de cada local. A DRS faz parte do compromisso social do Banco do Brasil. Nesse processo, o Banco do Brasil atura como catalisador, mobilizando os parceiros e a comunidade.
Pilares do desenvolvimento - Segundo José Chemin, a estratégia não se trata de assistencialismo e sim de auxiliar na geração de emprego e renda, contribuindo para a inclusão social e melhoria dos indicadores sociais. Na prática, isso significa mobilizar instituições, conservar o meio ambiente, fomentar o associativismo e cooperativismo, orquestrando o desenvolvimento. Essa estratégia começou a ser implantada em 2003, pelas regiões Norte e Nordeste do País, e agora está se espalhando por todo o Brasil. No Sul, tem sido trabalhada desde o ano passado.
Cooperação - Mantovani frisou a importância do apoio da Ocepar nesse trabalho conjunto, pois as cooperativas têm destaque no agronegócio do Paraná, estado de vocação agrícola. Ricken disse que hoje já são 229 cooperativas, reunindo mais de 400 mil associados. No Paraná, a DRS começou pelo pequeno município de Querência do Norte, na região Noroeste. Chemin destacou que para este ano o objetivo é incrementar a estratégia de DRS no Sul.