DESENVOLVIMENTO: Ministério lança plano para ampliar presença de outros Estados no exterior
O governo federal decidiu acompanhar de perto os Estados para engajá-los no esforço de aumentar as exportações brasileiras, hoje fortemente concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país. Somente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são responsáveis pela metade das vendas ao exterior.
Plano Nacional - O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, lançou nesta quarta-feira (22/08) o Plano Nacional da Cultura Exportadora, com um roteiro de atividades destinadas a estimular empresas a buscar mercados externos. Apenas três Estados (São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte) e o Distrito federal não aderiram ao programa, que financiará ações com os governos locais para treinar executivos e funcionários públicos e orientar mudanças necessárias aos exportadores.
Curto prazo - Em oito Estados, com pouca tradição e número de empresas de exportação (AC, AL, AP, PB, RO, RR, SE e TO), o governo se dedicará a iniciativas de curto prazo, como o fortalecimento de instituições de apoio aos exportadores. Em setembro, o ministério pretende pôr em funcionamento o Sistema de Informações Gerenciais, que permitirá aos governos e empresas acompanharem a execução das quase 400 atividades do programa.
Compromisso - Para a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, o grande número de Estados que aderiram ao programa mostra um "compromisso bastante alto" dos governadores em aumentar a base exportadora. Esses governos terão até 21 de setembro para enviar demandas ao ministério, que discutirá medidas necessárias com outros órgãos do governo, como a Receita Federal, a Agência de Promoção de Exportações (Apex) e os ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura.
Casamento - "O que fizemos foi o casamento da oferta (de serviços e apoio) de 16 instituições parceiras com os Estados, e organizar as ações nos mapas estratégicos", explicou a secretária. As ações incluem desde apoio para participação em missões comerciais ao exterior a cursos de capacitação.
Adaptação - Durante o lançamento do novo programa de estímulo ao aumento das exportações pelos Estados, Pimentel ressaltou que a indústria brasileira deve se adaptar para crescer de forma semelhante aos setores agrícola e mineral, e que a pauta de exportação precisa passar por uma mudança, ou seja, deixar de ser concentrada em commodities agrícolas e manufaturas de trabalho intensivo. (Valor Econômico)