DENACOOP: Mapa instala Câmara do Cooperativismo Agropecuário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Simbolo Cooperativismo 28 11 2012O setor cooperativista ganhará a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário, espaço constituído pela cadeia produtiva e seus representantes, para incentivar e fortalecer o segmento no País, um dos que mais gera emprego e renda aos brasileiros. O espaço discutirá desde a infraestrutura, até o abastecimento e a logística do setor. A instalação será nesta quarta-feira (28/11), quando o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha, assinará a portaria instituindo o novo fórum de debates. O ato se realizará no auditório do CNPA, localizado no edifício-sede do Ministério, em Brasília, às 15h.

Demanda - A medida atende a uma demanda do setor e auxiliará na proposição, no apoio e no acompanhamento de ações para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. “A câmara atende aos anseios de diversos segmentos e lideranças do cooperativismo agropecuário e será um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo. Estamos cumprindo um compromisso assumido pelo ministro Mendes Ribeiro Filho”, salientou Rocha. O fórum será presidido por Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e secretariado pelo diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), Kleber Santos.

Vantagens - Entre as vantagens da existência das Câmaras Setoriais e Temáticas, ao todo são 35, a proposição de ações e políticas, favorecendo o desenvolvimento equilibrado do setor e da sociedade no médio e longo prazo; solução de conflitos por meio da negociação, cooperação e construção do consenso possível entre as partes; melhor estruturação dos diferentes elos das cadeias produtivas e comerciais; maior eficácia das negociações internas e internacionais; diálogo organizado entre o setor privado e o setor público; harmonização e grande aproximação de interesses públicos e privados; além da valorização do agronegócio e de seus componentes perante a sociedade.

Identificação - A necessidade da criação do espaço foi identificada em reunião do Grupo de Trabalho para Construção de Ações Conjuntas do Ano Internacional das Cooperativas, coordenada pelo Denacoop, no início deste ano. (Mapa)

Conteúdos Relacionados