Denacoop começa pelo Paraná busca de dados e informações
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Norberto Kretzer, diretor do Denacoop – Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Ministério da Agricultura e o coordenador do agronegócio cooperativo, Agamenon Leite Coutinho, durante dois dias da semana passada (17 e18) estiveram na sede do Sistema Ocepar, levantando informações sobre os principais projetos em andamento no Paraná, e que possivelmente podem ser incentivados em outros estados. “Passamos a buscar junto aos atores neste processo de produção e de exportação, aqueles setores que fazem e organizam a cadeia produtiva, como é o caso da Ocepar que hoje é um exemplo de cooperativismo na produção de alimentos de primeira qualidade. Subsídios estes que servirão para que a nova coordenação de apoio ao agronegócio cooperativo do Denacoop poderá dar as cooperativas brasileiras como um todo”, salienta Kretzer.
Recursos – Segundo Kretzer, os recursos orçamentários disponíveis para o Denacoop são de uma estrutura administrativa do passado. “Fizemos um pedido de suplementação orçamentária no sentido de atender toda a remodelação que foi feita no Departamento, para que possamos apoiar o agronegócio cooperativo, principalmente no que diz respeito a infra-estrutura para melhorar a questão logística, melhor rapidez e dinâmica em nossas relações. Deveremos ter orçado em torno de R$ 18 milhões e que deverá ser elevado para R$ 52 milhões”, afirmou.
Desmistificar - Para Kretzer é preciso desmistificar de que o agronegócio é assunto apenas para grandes produtores. Segundo o diretor do Denacoop o trabalho da sua equipe também tem esta missão. “Precisamos entender que o agronegócio cooperativo não é somente das grandes cooperativas e de grandes propriedades. Se nós pegarmos e estratificarmos as propriedades de todos os produtores ligados ao setor, veremos que 90% destes não possuem mais do que 100 hectares. São pequenos produtores e esta é a base que sustenta o agronegócio brasileiro, ao contrário do que muitos pensam”, lembrou.
Turismo – Segundo Norberto Kretzer, uma das ações do Plano de Trabalho do Denacoop em 2005 está uma atenção especial para novas formas de cooperativas, novos nichos. “Detectamos uma iniciativa extremamente importante aqui no Paraná e que tem o apoio da Ocepar, que é a cooperativa de turismo, que irá aproveitar todo um eixo de histórico de imigrantes que fundaram diversas colônias e municípios. Sociedades que lastrearam a cultura do cooperativismo e da agricultura. Queremos acompanhar a evolução desta nova experiência e ver se ela pode ser aplicada em outros estados da federação, como muitos outros projetos da Ocepar”, disse Kretzer.
Admiração - Para o coordenador geral de apoio ao agronegócio cooperativo do Denacoop, Agamenon Leite Coutinho, esta visita ao Paraná foi de fundamental importância para reafirmar tudo àquilo que já conhecia, enquanto dirigiu como presidente a Organização das Cooperativas do Estado do Ceará. “Tenho uma admiração muito especial pelo cooperativismo paranaense e sei da contribuição que a Ocepar tem dado para o desenvolvimento do sistema em nível nacional. Nesta primeira visita programada pelo Denacoop, pudemos ter a oportunidade de ver aqui na Ocepar na prática de como as coisas funcionam de forma harmoniosa, onde a teoria é colocada no dia-a-dia do sistema. Com certeza poderemos desenvolver em com o apoio da Ocepar, que se comprometeu em colocar um técnico da entidade para manter um relacionamento mais estreito com o Ministério da Agricultura, para que possamos disseminar em regiões mais carentes aquilo que aqui funciona muito bem”, lembrou.