Featured

Delegação da Costa Rica e Equador conhece a Casa do Cooperativismo Paranaense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã desta sexta-feira (26/07), o Sistema Ocepar recebeu a visita de uma delegação composta por nove representantes de entidades governamentais e privadas da Costa Rica e do Equador. A visita teve como objetivo conhecer as principais ações do cooperativismo paranaense, com foco na abertura de novos mercados. O grupo estava acompanhado por representantes da Universidade Federal do Paraná e do Ministério da Agricultura.

A delegação está no Paraná desde o dia 23 de julho, acompanhada pelo professor Gilson Martins, da Universidade Federal do Paraná. Durante sua estadia, o grupo visitou a cidade de Pinhalão, onde puderam conhecer algumas propriedades rurais e conhecer práticas agrícolas locais. Em Curitiba, a delegação passou pela Secretaria de Meio Ambiente e visitou pontos turísticos da capital, incluindo o Parque Barigui.

Recepção

Na sede do Sistema Ocepar, os visitantes foram recebidos pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti e pela coordenadora de Economia e Mercado, Carolina Bianca Teodoro, que apresentaram informações detalhadas sobre o funcionamento e os projetos do cooperativismo no Paraná. A troca de conhecimentos e experiências foi um dos pontos altos da visita, segundo o professor Gilson Martins. "Vir ao Paraná e não conhecer o sistema cooperativista paranaense é a mesma coisa que não ter passado por aqui. Estamos acompanhando um grupo de visitantes de países da América Latina, através do apoio da cooperação alemã, a GIZ, dentro de um projeto para aumentar os conhecimentos desses países sobre as experiências que são praticadas aqui no nosso estado", afirmou Martins. Ele destacou ainda a importância da visita para o intercâmbio de ideias e a possibilidade de implementação de iniciativas inovadoras e de risco nos países de origem dos visitantes.

Após a visita ao Sistema Ocepar, o grupo se dirigiu até o Mercado Municipal de Curitiba. No final do dia, a delegação embarcou de volta para seus países, levando consigo uma visão aprofundada das práticas cooperativistas paranaenses e novas ideias para implementar em seus respectivos setores governamentais e privados.

Conteúdos Relacionados