DE OLHO NO IMPOSTO: Cooperativas lideram número de assinaturas no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com mais de 25 mil assinaturas colhidas em todo o estado, somente pelas cooperativas paranaenses, o Sistema Ocepar entregou na terça-feira (09/10), para os coordenadores do movimento: “De Olho no Imposto”, as listagens contendo os abaixo-assinados que irão se somar as mais de 1,5 milhão de assinaturas necessárias em apoio a um projeto de lei que torne obrigatório informar o consumidor sobre o valor dos impostos pagos sobre as mercadorias e serviços. A idéia é regulamentar o artigo 150, parágrafo 5º, que prevê que “a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços”.
Totalização - A reunião com representantes das 32 entidades que aderiram ao movimento no Paraná, aconteceu na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), quando foram anunciadas até aquele momento, arrecadação de aproximadamente 66 mil assinaturas em todo o estado, das quais, 38% foram enviadas por 25 cooperativas paranaenses que atenderam ao apelo feito pelo Sistema Ocepar. Participaram da entrega na ACP, o auditor de gestão da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop-PR, Marcos Caetano e o coordenador de comunicação e imprensa da Ocepar, Samuel Milléo Filho. Segundo o assessor de projetos da ACP, Antonio Carlos Guil, responsável pela coordenação dos trabalhos da campanha, a expectativa é que até esta quarta-feira, se totalize em torno de 80 mil assinaturas coletadas no Paraná, pois ainda faltam algumas entidades do interior enviar suas listagens. Marcos Caetano destaca o importante apoio das cooperativas e principalmente dos profissionais de contabilidade que prontamente se encarregaram de ser os multiplicadores desta iniciativa junto às cooperativas.
Mobilização - O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, avalia a campanha junto às cooperativas de forma positiva. “As cooperativas mais uma vez demonstraram o seu poder de mobilização e atenderam ao apelo feito pela Ocepar. Arrecadamos um número bastante expressivo de assinaturas e que, com certeza contribuirá de forma positiva na soma geral que está sendo reunida em São Paulo pela coordenação central do movimento”, lembrou. Ricken também destacou sobre a importância da campanha, afinal, pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo ao Ipsos/Opinion mostrou que 74% dos brasileiros não sabem quanto paga de impostos nos bens e serviços que consomem mas revelou também que 93% dos entrevistados gostariam de ser informados a respeito. Ainda segundo a pesquisa, 93% das pessoas consideram que os recursos são mal aplicados. “É preciso esclarecer que o cidadão tem também direitos e o que os mesmos precisam ser preservados através de leis como esta que está sendo idealizada pelo movimento”.