CRISE DO TRIGO: Ocepar volta a cobrar ações do Governo Federal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A OCEPAR – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná vem, está trabalhando junto ao Governo Federal com intuito de encontrar soluções para a comercialização do trigo, que está passando por uma das maiores crises da história. As ações desenvolvidas junto ao Ministério da Fazenda, da Agricultura, da Indústria e Comércio Exterior e Congresso Nacional ainda não atingiram os resultados esperados, por isso, a Ocepar reivindica as seguintes ações:

1) PEP – Realização dos leilões de PEP, para qualquer destino exceto para as regiões Sudeste e Sul do Brasil.

2) PROP – Lançamento de opções privadas (PROP), alternativa disponibilizada pelo MAPA, entretanto, é de difícil operacionalização e as cooperativas não concordam.

3) Contrato de Opção de Venda: Em estudo no Ministério a realização de leilões de contrato de opção de venda de trigo para vencimento no ano de 2006.

4) Recursos para Comercialização: Foi prometida ao Ministério da Agricultura a alocação de R$ 300 milhões a serem destinados para a comercialização, principalmente para trigo. Há promessas de que esses recursos deverão ser liberados nos próximos dias.

5) Audiência Publica na Câmara Federal: como resultado da audiência foi criada a Frente Parlamentar da Triticultura defesa da triticultura nacional.

6) Importações: A Ocepar elaborou um documento expondo a necessidade do governo adotar mecanismos para coibir a entrada de trigo importado. Esse documento foi entregue a OCB que está articulando ações junto aos Ministérios da Agricultura e Industria e Comercio em conjunto com a Comissão da Agricultura da Câmara Federal.

A Ocepar e a OCB solicitaram apoio da Comissão da Agricultura da Câmara para a questão da crise do trigo e receberam apoio dos parlamentares do Paraná, em especial, do deputado Moacir Michelletto, autor da solicitação da audiência pública que ocorreu na Câmara, na última sexta-feira (07/10).

Conteúdos Relacionados