CRISE DA AGRICULTURA: Produtores estão chegando a Brasília para o \"tratoraço\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Enquanto algumas caravanas estão saindo hoje de diversos estados, outras já estão em Brasília se mobilizando para o “tratoraço” que ocorre nas ruas da capital federal. O objetivo da mobilização dos produtores rurais é demonstrar à sociedade e às autoridades brasileiras a situação crítica que passa a agricultura e pecuária brasileira. Os altos custos de produção, a defasagem cambial baixa, a baixa remuneração da atividade, a falta de mecanismos de sustentação dos preços agrícolas, uma infra-estrutura deficiente e importações predatórias, são segundos os organizadores do “tratoraço” as principais causas que perturbam o setor agrícola. A redução de área plantada acarretou na queda da produção, na queda do PIB, no aumento do preço dos alimentos, no comprometimento com a balança comercial, no desemprego e aumento do risco Brasil.

Dirigentes cooperativistas participam de reuniões - A maioria dos ônibus do Paraná chegará em Brasília por volta das 6:00 horas desta quarta-feira, 29 de junho, integrando-se às caravanas que chegaram hoje (28), iniciando a mobilização. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, membros da diretoria e presidente de várias cooperativas paranaenses que estão indo a Brasília participam de reunião, no começo da manhã, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, e de audiências na Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) e nas comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado. Durante o dia acompanharão a mobilização e farão contatos com parlamentares e autoridades visando a solução aos problemas do setor.

Caravana Campo Mourão tem 400 participantes - Produtores rurais de municípios da região de Campo Mourão viajaram nesta terça-feira, rumo a Brasília, para participarem do “Tratoraço”. A caravana, com 10 ônibus e 400 produtores de diversos municípios, foi organizada por iniciativa dos sindicatos rurais e da Coamo. A manifestação regional está sendo organizada pelos sindicatos rurais e pela Coamo Agroindustrial Cooperativa. Em Brasília, eles se reúnem a cerca de 20 mil produtores rurais de todo o Brasil, para uma manifestação visando obter a prorrogação das dívidas de custeio da safra, com juros de crédito rural (8,75 ao ano), e com alongamento do prazo para pagamento.

Conteúdos Relacionados