CRESCE CONSUMO DE CAFÉ NO BRASIL
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O consumo de café no mercado interno brasileiro cresceu 3,7% em 2001, com as indústrias processando o total de 13,64 milhões de sacas de 60 quilos. Em 2000, o volume industrializado foi de 13,16 milhões de sacas. Os dados foram divulgados pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café -, e referem-se aos cafés torrado, moído e solúvel consumidos no país. Já o consumo per capita brasileiro, em 2001, ficou em 4,87 quilos, o que significa alta de 1,9% em relação ao desempenho no ano anterior, de 4,78 quilos. "Nossa expectativa é que o consumo atinja 5,25 quilos per capita nos próximos dois anos, o que corresponderia a um processamento de 15 milhões de sacas", diz José Carlos da Silva Júnior, presidente da entidade. O bom desempenho que o setor obteve na década de 90 é creditado, sobretudo, ao Programa de Autofiscalização criado pela entidade e que lançou, em 1989, o Selo de Pureza ABIC. Essa estratégia regularizou o mercado e resgatou a credibilidade no produto por parte do consumidor que, nos 80, achava que o melhor café era exportado e que os cafés eram adulterados. Passados mais de dez anos dessa iniciativa pioneira na área de alimentos e bebidas, a ABIC parte agora para o desenvolvimento de novas ações estratégicas, ainda em estudo, mas que deverão estar focadas na qualidade do café e na segmentação do mercado em categorias de produto.