CRAM: Estado e municípios estreitam parcerias para fortalecer os Centros de Atendimento à Mulher
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Governo do Paraná promoveu, nesta semana, uma reunião técnica para discutir ações de fortalecimento dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). Eles são espaços destinados ao acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, com atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários. A base da proposta de fortalecimento deste serviço é a parceria entre o Estado e os municípios.
Participantes - Realizado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (Semi), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, na segunda e na terça (29 e 30/05), e encontro recebeu representantes de 13 municípios que possuem centros de referência. A reunião abordou o funcionamento das unidades e as articulações com políticas públicas setoriais voltadas ao combate à violência contra a mulher.
Mudança cultural - A secretária Leandre Dal Ponte falou sobre o trabalho da Semi por uma mudança cultural e implementação de políticas públicas voltadas à redução da violência doméstica, do assédio no trabalho e da discriminação contra as mulheres.
Estrutura de governança - “O governo estadual organizou uma estrutura de governança que inclui a nova Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, e vários programas direcionados a esse público, todos dentro do Plano Estadual de Políticas para a Mulher”, disse. “Agora, iniciamos um diálogo com os municípios para juntos escrevermos essa nova história do Paraná”.
Caravana - Ela lembrou que, nesta segunda-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, novo programa com foco na defesa e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população feminina.
Assessoria técnica - Juliany Souza dos Santos, coordenadora de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da SEMI, explicou que essa primeira reunião serviu para fortalecer parcerias e organizar a assessoria técnica para aprimorar a gestão dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher, além de estabelecer um sistema de geração e compartilhamento de informações.
Grupo de trabalho - “Para alcançar esse objetivo, ao final do evento foi constituído um grupo de trabalho com integrantes das gestões municipais para elaborar as atualizações das diretrizes de funcionamento das unidades e construirmos um passo a passo para a implantação do serviço”, destacou. Após a conclusão desse documento orientador, está prevista a realização de um novo encontro com os municípios interessados em implantar o serviço ou fortalecer o atendimento à mulher em situação de violência em suas redes.
Importância - Elenice Malzoni, assessora de política de Direitos Humanos e Política para as Mulheres da Prefeitura de Curitiba, destacou a importância do encontro para fortalecer a articulação e o diálogo entre os CRAMs. “É louvável que esse espaço tenha sido retomado, permitindo a agregação de saberes e experiências para o estabelecimento de alinhamentos técnicos adequados”, disse.
Apresentações - Ela avaliou que as apresentações feitas durante o encontro foram positivas, abordando a realidade de diferentes municípios, com ênfase na estruturação e no combate à violência, que, segundo ela, é uma das principais preocupações da política de defesa das mulheres.
Participação - Participaram do encontro a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Paraná, Mariana Martins Nunes; a presidente do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres do Paraná, Terezinha Beraldo Pereira; Rosalina Batista e Mariana de Sousa Machado Neris, representantes do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Paraná; e a representante do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Paraná, Rosângela Batista da Silva Duarte. (Agência Estadual de Notícias)